A Prefeitura de Aracaju não só gera empregos através da realização de obras e da prestação de serviços públicos, como também facilita a relação entre empresas privadas e trabalhadores. A Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), através do Balcão de Intermediação de Mão de Obra, ajuda a encaminhar centenas de profissionais ao mercado de trabalho.
O Balcão de Intermediação de Mão de Obra é um banco de dados onde são cadastrados diariamente cerca de 10 a 15 currículos de trabalhadores que procuram uma oportunidade de emprego. A intermediação acontece quando alguma empresa entra em contato com a Fundat. É neste momento que são encaminhados currículos de acordo com o perfil profissional exigido para a vaga a ser preenchida.
Com o objetivo de promover a inclusão social de trabalhadores desempregados no mercado, a Fundat já encaminhou aproximadamente 2.944 pessoas a postos de trabalho, e cerca de 1.310 trabalhadores estão efetivamente empregados. "Esse é um dado importante porque mostra que o nosso trabalho cada vez mais tem cumprido com o objetivo de facilitar a relação entre empregador e trabalhador", declara a coordenadora do Balcão de Mão de Obra, Célia Vasconcelos.
Desafios
Apesar de o Balcão ser um projeto vitorioso que oferece serviço à população há oito anos, os funcionários têm encontrado algumas dificuldades para ajudar os desempregados. "As dificuldades são para encaminhar os cidadãos aos postos de trabalho, onde estão sendo oferecidas as vagas. Principalmente porque há um déficit muito grande na atualização dos dados pessoais e de contato. Muitas vezes a pessoa se encaixa nas exigências da empresa, mas não conseguimos entrar em contato. Por isso, pedimos que atualizem seus cadastros", esclarece Célia.
A Fundat recebe e encaminha currículos para ocupação de vagas como gerente de vendas, mecânico, agente de limpeza, cabeleireiro, engenheiro mecânico e eletricista, entre outras. Mas os campeões são empregos nas áreas de telemarketing e comércio. Para realizar o cadastro o cidadão deve apenas levar o currículo profissional junto com os certificados de cursos. O balcão funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, e das 15h às 17h, na sede da Fundat, na rua Pacatuba, Centro.