Balcão de Intermediação de Mão de Obra recruta pessoas com deficiência

Formação para o Trabalho
17/01/2011 17h37
Início > Noticias > 44375

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), tem desenvolvido um programa de encaminhamento de trabalhadores desempregados ao mercado de trabalho. Oferecendo serviço à população há oito anos, o Balcão de Intermediação de Mão de Obra tem encontrado dificuldades para garantir os direitos de pessoas com algum tipo de deficiência no preenchimento de vagas nos postos de trabalho.

As dificuldades são referentes à mão de obra qualificada e à falta de pessoas cadastradas no banco de dados da Fundat. "Atualmente há uma demanda muito boa para a coleta de currículos de deficientes, isso é um avanço muito grande. Mas na contramão disso, há um déficit na atualização dos dados pessoais e de contato. Muitas vezes a pessoa se encaixa nas exigências da empresa, mas não conseguimos entrar em contato. Por isso, pedimos que atualizem seus cadastros", esclarece a coordenadora do Balcão de Intermediação, Célia Vasconcelos.

De acordo Célia Vasconcelos, a maioria das vagas que as empresas oferecem é para desenvolver trabalhos no setor de recursos humanos. Para isso, o perfil exigido corresponde a noções básicas de informática e a conclusão o ensino médio. Os trabalhadores recrutados terão uma atuação na rotina administrativa, na conferência de documentos, e na organização de arquivos. No momento, há disponibilidade de empregos para deficientes em grandes empresas da construção civil.

Direitos

A legislação brasileira tem avançado e, nesse sentido, as empresas sergipanas têm cumprindo a Lei 8.213/1991, que estabelece que as empresas devem ter em seus quadros  2% de portadores de necessidades especiais.  A Prefeitura de Aracaju também tem feito a sua parte promovendo essa discussão na sociedade. Um exemplo foi a 4° Semana da Acessibilidade, realizada no ano passado, que teve como objetivo a ampliação das discussões sobre a inserção de pessoas que têm algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. De acordo o censo nacional do ano 2000, há cerca de 80 mil pessoas com deficiência em Aracaju e mais de 400 mil no Estado de Sergipe.

Atendimento

A Fundat recebe e encaminha currículos para ocupação de vagas como gerente de vendas, mecânico, agente de limpeza, cabeleireiro, engenheiro mecânico e eletricista, entre outras. Mas os campeões são empregos nas áreas de telemarketing e comércio. Para realizar o cadastro o cidadão deve apenas levar o currículo profissional junto com os certificados de cursos. O balcão funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, e das 15h às 17h, na sede da Fundat, na rua Pacatuba, Centro.

Veja mais...

PMA encaminha profissionais ao mercado de trabalho