Alunos da rede municipal recebem presentes

Educação
14/01/2011 17h48
Início > Notícias > Alunos da rede municipal recebem presentes

Com um grande sorriso no rosto, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, localizada no Mosqueiro, aguardavam o momento da entrega de presentes, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 14. Outra escola, a Emef Thétis Nunes, também foi beneficiada com a distribuição de brinquedos e outros presentes, todos conseguidos através de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e dos Correios, que mantém o projeto ‘Escreva uma carta para o Papai Noel'.

De acordo com a coordenadora geral da Emef, Enalva de Santana, os presentes foram entregues em três ciclos, totalizando 112 crianças beneficiadas. Esta foi a primeira vez que a escola participou do projeto. Segundo a coordenadora, a escola participará também das próximas edições, já que o resultado foi satisfatório. "Foram inúmeros os pedidos, desde material escolar até uma bicicleta, e felizmente todos estes foram realizados", informou.

Enalva afirmou que em nenhum momento deixou as crianças se abaterem, achando que o seu sonho não seria realizado. "Em todos os momentos fiz questão de trazer para eles a palavra esperança. Além disso, disse que hoje eles estão ganhando um presente, mas amanhã, quando forem adultos e cidadãos plenos, poderão fazer o mesmo com outras crianças", contou a coordenadora.

A pequena Rebeca Lucas, 5 anos, apesar de tímida, mostrou-se contente por ter tido seu pedido atendido, tendo ganhado uma boneca. "Estou muito feliz, tenho algumas bonecas, mas esta é a mais bonita", afirmou a menina. Daniel Silva Barbosa, 6 anos, também teve seu desejo realizado e ganhou uma moto, que segundo ele usará para brincar com seus outros amiguinhos.

Thétis Nunes

"O estudo e a leitura têm o poder de mudar a nossa vida. Vocês escreveram, acreditaram e o presente chegou. Parabéns por terem participado e espero que participem sempre!", disse a coordenadora geral da Emef Thétis Nunes, Ednalva Ferreira Barros, que iniciou a entrega dos presentes aos meninos e meninas que escreveram uma cartinha para ‘Papai Noel'.

Para Ednalva, atividades como essa favorecem o conhecimento. "Essas ações contribuem muito para o aprendizado da criança, na medida em que auxiliam na produção de texto, uma vez que eles tiveram que escrever as cartinhas. Outro ponto é o fato de eles acreditarem na iniciativa, e isso reforça a esperança", ressaltou.

A aluna da 2° série Emily Naily Pereira, 8 anos, escreveu a cartinha, acreditou e foi contemplada com uma bicicleta. "Eu queria muito uma bicicleta para aprender a andar e brincar. Quando eu a escrevi, vi que era a oportunidade de realizar meu sonho", declarou.

Projeto Correios

No ano passado, em reunião para discussão sobre a programação da Semana da Criança, o assessor de comunicação dos Correios, José Ginaldo de Jesus, apresentou o projeto que seria desenvolvido no período natalino. Uma equipe formada por voluntários dos Correios não só recebeu as cartas, como fez o cadastramento dos dados dos remetentes num sistema informatizado, a fim de que toda a sociedade pudesse ter acesso e ajudar a atender aos pedidos.

Para incentivar a adoção de cartas e pedidos, foram montados estandes na Agência Central dos Correios, em outras agências da capital e do interior do estado de Sergipe, bem como em entidades parceiras.