Vigilância Sanitária capacita comerciantes cadastrados no Pré-Caju

Saúde
17/01/2011 08h36
Início > Notícias > Vigilância Sanitária capacita comerciantes cadastrados no Pré-Caju

Nesta segunda-feira, dia 17, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracaju vai capacitar os comerciantes cadastrados para vender seus produtos no Pré-Caju 2011. O objetivo é conscientizá-los sobre as práticas adequadas e normas sanitárias vigentes quanto à conservação, ao armazenamento e à manipulação de alimentos e bebidas. A capacitação será realizada no Centro de Formação de Recursos Humanos (Cemarh), localizado na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos.

Na capacitação, os comerciantes vão conhecer a equipe de fiscais que atuará no evento. "A idéia é possibilitar a interação entre os fiscais e os comerciantes. O nosso objetivo não é punir ninguém, mas fazer com que os comerciantes trabalhem de forma adequada, garantindo alimentos de qualidade aos foliões. Porém, aqueles desrespeitarem as normas sanitárias terão os produtos apreendidos", alerta a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica.

De acordo com ela, a missão da prefeitura é garantir a segurança alimentar dos foliões. "Essa atuação é fundamental para o controle do risco sanitário dos alimentos ali comercializados. Os fiscais estarão avaliando itens como o estado de conservação dos alimentos e das bebidas, as instalações, equipamentos, utensílios utilizados e a higienização pessoal dos manipuladores", informa a coordenadora.

Pré-Caju

No Pré-Caju 2011, o Ponto da Vigilância Sanitária será instalado no Parque da Sementeira e cerca de 20 fiscais da Vigilância Sanitária estarão presentes diariamente realizando inspeções sanitárias nas barracas, quiosques e equipamentos móveis dos ambulantes cadastrados para comercializar alimentos e bebidas no espaço da prévia carnavalesca. No stand, fiscais também estarão orientando os foliões e recebendo queixas, denúncias e ou informações sobre alimentos comercializados.

Segundo Ana Angélica, os comerciantes conscientes já utilizam em sua rotina saches no lugar de bisnagas, copos descartáveis, canudos embalados individualmente, além de gelo e carne também embalados e industrializados.