A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) já definiu a estratégia de atuação durante o Pré-Caju 2011, com o objetivo de reforçar a segurança do evento. Cerca de 50 homens trabalharão diariamente nas atividades de guarda de posto e fiscalização das áreas circunvizinhas à festa, como o Calçadão da 13 de Julho, Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) e Posto Médico Avançado do Samu 192. Todos os esforços serão empregados para garantir a preservação do patrimônio público do município e ajudar na segurança dos foliões.
Na área interna do parque, o patrulhamento acontecerá por meio de bicicletas. Já nos locais de festa, a patrulha será realizada a pé. Os 200 guardas escalados para os quatro dias da prévia trabalharão em horário integral, das 18h às 6h. Só no domingo é que as atividades começam às 15h. Além do trabalho de monitoramento, a GMA também dará o suporte necessário aos foliões que queiram se divertir no Camarote da Acessibilidade, montado pela Prefeitura de Aracaju e pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência.
Expectativa
Evitar a degradação dos equipamentos públicos e coibir possíveis atos de vandalismo não são os únicos resultados esperados pela GMA. O trabalho ostensivo da equipe também pretende impedir que locais de extensa área verde, como o Parque da Sementeira, sirvam como rota de fuga para punguistas (‘batedores de carteira') e autores de outros tipos de delito. Além disso, a Guarda Municipal manterá as suas atividades rotineiras de segurança em vários pontos da cidade.
"Rondas com carros policiais ocorrerão nos postos normais de atendimento da prefeitura, a fim de evitar a ação de arrombadores que aproveitam quando as pessoas vão às ruas se divertir e deixam suas casas vazias. A nossa pretensão é garantir a tranquilidade dos foliões não só nas áreas próximas à festa, como também nas suas residências", afirma o diretor da GMA, major Edênisson da Paixão.