Camarote da Acessibilidade estará no Pré-Caju 2011

Assistência Social e Cidadania
20/01/2011 17h50

Há mais de cinco anos, o Camarote da Acessibilidade montado na maior prévia carnalavesca do Brasil ajuda a democratizar a festa e faz a alegria de dezenas de pessoas com deficiência. Para que esse público continue tendo direito à diversão, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência firmou parcerias com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o Ministério Público, Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), e também com o Instituto GBarbosa e com o Governo do Estado.  

Banheiro adaptado, rampas de acesso, distribuição de 300 camisas, lanche, água, preservativos, além de três enfermeiros para realizar testes de diabetes. Tudo isso vem sendo preparado para dar conforto aos foliões com deficiência de locomoção e dobrar o público no Camarote da Acessibilidade, que este ano foi montado no calçadão da 13 de Julho, próximo às quadras e ao campo de areia.         

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência (CMPcD), Maria Gorette Medeiros, as parcerias tem como objetivo principal a inclusão. "Essa iniciativa surgiu através do CMPcD, e todo esse tempo o Ministério Público, a Semasc, Governo do Estado, o Instituto GBarbosa e a ASBT vêm trabalhando para incluir esses cidadãos nesse tipo de evento. Essa é uma enorme conquista", comemora.

Foliões

O vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Romário de Jesus Vieira, afirma que a melhora na estrutura deve aumentar o número de foliões. "Estamos trabalhando para que as pessoas com deficiência tenham mais alegria de viver. Além disso, a expectativa neste Pré-Caju é de aumentar o número de participantes por noite, pois a localização do camarote e todos os equipamentos estão cada vez melhores. Espero que as pessoas que virão tragam muita paz, amor e alegria para brincar e se divertir", afirma.

"Todos os deficientes são cidadãos e devem ter o direito de participar de festas como essa, assim como qualquer pessoa. A cada ano que passa, a mobilização dos deficientes é maior, e espero que este ano mais pessoas possam participar de forma ainda mais efetiva", afirma o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Nyceu Dantas.