Professores são preparados para atuar em projeto do Ministério Público

Educação
25/01/2011 10h02

Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, participaram de uma reunião com integrantes do projeto ‘SOS Coroa do Meio', promovido pelo Ministério Público/Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), outros órgãos públicos e instituições religiosas.

A 'SOS Coroa do Meio' passou a fazer parte do cotidiano de professores e alunos da Emef JK em dezembro do ano passado. A partir daí diversas ações foram realizadas em benefício dos moradores do bairro Coroa do Meio, juntamente com a execução do projeto ‘Transformando pela fé', que também objetiva combater a exploração sexual infanto-juvenil, o uso de drogas, entre outros malefícios, tornando público os serviços ofertados e os principais desafios a serem enfrentados.

Durante a reunião, a representante da Pastoral do Menor, a educadora e psicóloga Fátima Azevedo, orientou os participantes ao tratar da educação no exercício da cidadania. "A escola deve ser um atrativo para o aluno, por isso é importante que o professor esteja capacitado e bem consigo mesmo para que desperte nos meninos e meninas o interesse pela aprendizagem e pelo cultivo dos bons hábitos", enfatizou Fátima.

A coordenadora pedagógica da Emef, Maria das Graças dos Santos, ressaltou a importância do trabalho de sensibilização do professor desenvolvido pela psicóloga e educadora. "Com certeza teremos outros encontros tão benéficos como esse, tais como o desenvolvimento de atividades artísticas e palestras que tanto motivaram os nossos alunos em 2010", contou a coordenadora.

Um espaço de discussão foi aberto para os professores que estiveram ali presentes. Expondo suas opiniões e mostrando exemplos práticos, os educadores interagiram e reconheceram a importância dos debates para melhor orientar os estudantes.

Ações desenvolvidas

No ano passado, diversas ações foram realizadas através do projeto ‘SOS Coroa do Meio'. Entre elas, estava a ‘Caminhada pela Paz', evento que contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Além disso, uma palestra sobre ‘Consequências da dependência química: prevenção e erradicação' foi realizada com o intuito de gerar discussões acerca da temática entre os alunos e profissionais de diversas áreas, entre elas: medicina, direito, psicologia e religião.