"Hoje é o esquenta do Pré-Caju. Esta é a melhor quinta-feira das últimas edições", comentou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sobre a primeira noite da prévia carnavalesca, que este ano completa 20 anos. "Para nós, é uma alegria imensa ser co-organizador da festa. Além da animação, o Pré-Caju é muito importante para a movimentação da economia. Por isso que nos últimos dez anos temos trabalhado para viabilizar que cada ano seja melhor", disse.
A estréia da maior prévia carnavalesca do país foi marcada pela diversidade: axé, gospel, forró, frevo e os diversos ritmos populares que embalam os beijos de casais apaixonados e animaram quem foi curtir a tranqüilidade da festa. Na ‘Passarela da Folia', pessoas de todas as idades aproveitaram a primeira noite do Pré-Caju.
A Prefeitura de Aracaju, mais uma vez, apoiou a organização do evento, trabalhando desde o final do ano passado na liberação e vistoria dos camarotes, cadastramento dos vendedores ambulantes, além da organização da segurança, limpeza, atendimento de urgência e emergência, Vigilância Sanitária e Conselhos Tutelares (que garantem direitos de crianças e adolescentes).
Pipoca
Somado a todas essas ações, a administração municipal fez a alegria da pipoca. O ‘Bloco Tá Limpo', iniciativa da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), que desfila pelo 16º ano consecutivo, veio à avenida com a alegria dos garis e margaridas, animados pelas marchinhas de frevo e pela percussão do grupo ‘Lateiros Curupira', apresentando aos foliões releituras de cantigas populares, sempre com um toque regional.
Já o ‘Bloco da Qualidade de Vida', organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), foi puxado pelo ‘Forró do Muído'. A banda, uma das atrações mais esperadas da noite, arrastou uma multidão de fãs, com um repertório bastante variado, demonstrando o ecletismo da noite.
Grandes nomes do axé fizeram o público pular na ‘Passarela da Folia', como Cláudia Leite, as bandas ‘Timbalada' e ‘É O Tchan', entre outras atrações. O ‘Bloco da Prevenção', do Governo do Estado, fez a tradicional distribuição de preservativos ao som do cantor Luís Caldas, agitando os foliões com a releitura de clássicos do carnaval.
Turismo
Ao longo de duas décadas, o Pré-Caju cresceu a cada ano, tornando-se referência, atraindo turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. A prévia faz parte do calendário turístico e cultural da cidade, através da Lei Municipal nº 1985 de 21/05/1993.
O vereador Elber Batalha ressaltou que a festa se destaca das demais realizadas no país. "O Pré-Caju se diferencia das outras prévias realizadas no país pela democracia. Aqui podemos ver todo mundo se divertindo com a mesma segurança, tanto quem está nos bloco como que está na pipoca", ressaltou.
Elber Batalha enfatizou ainda a importância do evento para a divulgação da capital Brasil afora. "É uma festa tranquila, marcada pela animação. A prefeitura é parceira, pois além de uma festa de sucesso, projeta Aracaju para o mundo. Lembrando ainda que os impostos arrecadados são revertidos para o município", avaliou.
A diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, comemorou a movimentação na cidade. "Os hotéis estão com uma excelente ocupação, os restaurantes estão movimentados, isso é muito importante para toda a cadeia econômica do setor turístico, desde o pescador até o hotel cinco estrelas", comentou.
Camarote
Este ano, o camarote da Prefeitura de Aracaju apostou na versatilidade e numa decoração mais leve, nos tons vermelho, branco e preto. Com um amplo espaço para a circulação dos visitantes, que podem assistir ao desfile de blocos com muita comodidade, o espaço foi um dos mais visitados por jornalistas e autoridades na abertura do evento.
Na primeira noite de Pré-Caju, passaram pelo camarote da prefeitura o representante do Ministério do Turismo, Adriano Pereira, a primeira-dama do município, Danuza Silva, a vereadora Karla Trindade, o diretor da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson Paixão, o secretário de municipal de Governo, Lucas Fialho, o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, e a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.