Preocupada com a saúde da população e com o meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém um programa de coleta, armazenamento e reciclagem de pneus em desuso. Em 2010 foram recolhidos 44.549 pneus nos bairros da capital, 13% a mais que no ano de 2009.
De acordo com o secretário de Saúde, Silvio Santos, o trabalho permanente da Prefeitura de Aracaju tem ajudado não só a preservar o meio ambiente, como também a combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. "Nós disponibilizamos semanalmente um caminhão para transportar os pneus coletados por dois agentes de saúde. Em média, 4 mil pneus são recolhidos mensalmente na capital", disse.
"O serviço é realizado de segunda a sexta-feira e passa por nove bairros por dia. Todos os bairros de Aracaju são atendidos. Em cada um deles, os agentes de saúde realizam vistorias nos terrenos baldios. Além disso, há um sistema de cadastro no qual borracharias e outros estabelecimentos podem solicitar a coleta dos pneus descartados", explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante.
Ela disse ainda que a ação é de extrema importância no combate ao mosquito transmissor. "Além de todas as outras ações, nos preocupamos também em fazer a eliminação mecânica dos prováveis focos. O pneu é um ambiente perfeito para o aedes, já que é escuro, quente e esconde água parada", diz.
Ecoponto
Os pneus são armazenados em um galpão da Emsurb situado no bairro Santa Maria, com capacidade para receber em média de 2 mil pneus. Os cidadãos que tiverem interesse em colaborar com o serviço podem entrar em contato com a Ouvidoria da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.
"Os pneus são coletados pelos agentes de saúde e trazidos para a Emsurb. Aqui a gente armazena, repassa para a Associação de Fabricantes de Pneumáticos e eles reciclam, distribuindo para empresas de asfalto e sandálias", explica o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Gilson Ramos.
Números
A Vigilância Epidemiológica divulgou os números de pneus recolhidos pela prefeitura nos últimos quatro anos. Em 2007 foram recolhidos 20.587 pneus; em 2008 foram 30.962; em 2009 foram 39.695 e em 2010 a Prefetura de Aracaju tirou das ruas da capital 44.549 pneus em desuso.