Camarote da Acessibilidade leva inclusão ao Pré-Caju

Família e Assistência Social
22/01/2011 14h29
Início > Noticias > 44501

Todos os deficientes são cidadãos e devem ter o direito de participar de festas. Foi pensando nisso que o Conselho Municipal de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência (CMPcD) firmou parcerias com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), para a realização de mais um Camarote da Acessibilidade que, na sua sexta edição, continua levando alegria para pessoas com deficiência. Também são parceiros da iniciativa Ministério Público, Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), Instituto GBarbosa e Governo do Estado.

"Estamos aqui mais um ano com muito esforço, muita luta e esse camarote representa a inclusão social, representa a luta da pessoa com deficiência, porque o cidadão tem o direito de ir e vir e, através da somação de esforços dos nossos parceiros e dos governos municipal e estadual, estamos conseguindo realizar mais uma edição do Camarote da Acessibilidade com muita gratificação e com o sentimento de dever cumprido", afirmou a presidente CMPcD, Maria Gorette Medeiros.

Mesmo com algum tipo de deficiência, a alegria era o carro chefe de todos que estavam na segunda noite de Pré-Caju. Ao som de muito axé music, crianças, adolescentes, jovens e adultos não paravam um só minuto e transformaram o Camarote da Acessibilidade em um verdadeiro carnaval, chamando a atenção das bandas que passavam nos trios elétricos e faziam questão de parar para elogiar a iniciativa.

"Esse é um momento muito importante porque conseguimos reunir muitos amigos para que possamos participar de uma festa tão grandiosa como essa, além de ser uma verdadeira forma de inclusão social e de fazer com que o portador de deficiência possa se sentir dentro da festa, já que a própria sociedade faz questão de excluí-los. Mandamos nosso recado de que aqui temos o nosso espaço garantido", destacou o presidente da Federação de Esportes Adaptados de Sergipe, Alisson Augusto.

Estrutura

Banheiros adaptados, rampas de acesso, distribuição de lanches, água, preservativos, além de três enfermeiros para realizar testes de diabetes. Tudo isso foi preparado para dar conforto aos foliões com deficiência de locomoção no Camarote da Acessibilidade, que este ano foi montado no calçadão da 13 de Julho, próximo às quadras de esporte.