Ações da PMA evitam alagamentos no Costa do Sol

Infraestrutura
02/02/2011 09h10
Início > Notícias > Ações da PMA evitam alagamentos no Costa do Sol

Apesar das fortes chuvas que caíram na capital nas últimas semanas, o residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia, não enfrentou problemas com a formação de pontos de alagamento. Um quadro que parecia sem solução está começando a mudar graças ao volume de recursos que a Prefeitura de Aracaju está investindo na ampliação do sistema de drenagem da região.

No final do ano passado, a administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), concluiu as obras de drenagem pluvial provisória do residencial. Os serviços compreenderam a construção de um canal de 500 metros de comprimento, dragagem do canal natural e implantação de tubos para dar maior vazão às águas pluviais.

Com um investimento de R$ 989.552,43, a obra foi realizada em caráter emergencial para garantir a redução dos alagamentos no local e evitar transtornos aos moradores, principalmente no período chuvoso. A solução definitiva se dará com construção dos canais Costa do Sol e Beira Mar.

Canais

Os projetos para construção dos dois canais já foram concluídos e selecionados pelo Governo Federal para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, em sua segunda versão, o PAC 2. Atualmente, estão em fase final de análise na Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação da verba.

"Enviamos os dois projetos para avaliação da Caixa. Tão logo eles sejam liberados e o Governo Federal autorize a execução, abriremos o processo licitatório. O volume de investimentos nas duas obras soma cerca de 32 milhões", antecipa Paulo Costa, presidente da Emurb.