O estande montado pela Prefeitura de Aracaju na Feira de Sergipe contou com um pouco do Estado de Sergipe em cada detalhe. O licor, a castanha, a vegetação e o grande painel com imagens sergipanas enchiam os olhos de todos aqueles que se aproximavam. E enquanto uns preocupavam-se em olhar os folders que mostravam o trabalho das mulheres do Programa de Inclusão Produtiva, outros deixavam se envolver pela magia da música do trio pé-de-serra 'Repente'.
A parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), responsável pela montagem do estande, com o Programa de Inclusão Produtiva, mantido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), está dando tão certo que o sucesso é garantido a cada edição da Feira de Sergipe. O evento é realizado todos os anos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Orla de Atalaia.
O Inclusão Produtiva é desenvolvido em todas as unidades sociais da Semasc com o objetivo de capacitar os usuários do programa Bolsa Família por meio de cursos profissionalizantes a fim de criar oportunidade de trabalho e gerar autonomia financeira. Em cada unidade são realizados trabalhos de artesanato, como a produção de bonecas de pano, bordados, peças em patchwork, entre outros itens.
Para o vocalista do Trio Repente, Antônio Carlos Oliveira, mais conhecido como 'Boca Louca', o êxito da divulgação das ações da prefeitura é resultado da união da Funcaju com a Semasc. "Há mais de 28 anos toco em vários eventos da Funcaju e posso de dizer que hoje é um dia diferente, um momento ímpar. Isso certamente é fruto da parceria da Funcaju com o Inclusão Produtiva", afirmou.
Socialização
Em visita a Aracaju, o natalense José Maria da Câmara entrou no estande para conhecer o trabalho de artesanato da região. "Entrei no estande para conhecer o artesanato desenvolvido na cidade de Aracaju e certamente me surpreendeu pela sua beleza. Além disso, esse estande é ótimo porque é amplo, arejado, mistura os povos de culturas diferentes e, com isso, estou me sentindo em casa", comemorou.
A pernambucana Gildete Maria afirmou que, além do estande estar bem decorado, ele mostra também o calor humano dos sergipanos. "O espaço, de imediato, mostra o calor do povo sergipano e nordestino. E nós sentimos isso logo que entramos nele, e sem contar que o estande está lindo", disse.
O recifense Ubiraci Lira trouxe toda a família para conhecer a Feira de Sergipe e se encantou com estande da Prefeitura de Aracaju. "Esse estande nos leva a lembrar a paisagem nordestina em si, e o painel mostra os principais pontos turísticos daqui. No geral, está muito bonito e a estrutura é ótima para abarcar os turistas", apontou.
Cristiane Sanches é natural do Rio Grande do Sul. Para ela, a recepção tanto na cidade quanto no estande foi calorosa. "Achei o estande muito interessante porque a recepção está sendo muito boa. As pessoas que encontramos nos trataram muito bem e isso é ótimo para nós. Além disso, esse espaço também está sendo bom, pois nos apresenta a cultura local, a música, a comida e o artesanato, é tudo muito gostoso", asseverou.
A manauense Rose Santos trouxe sua filha Rose Santos para participar da festa do estande e conhecer o trabalho desenvolvido pelo Programa de Inclusão Produtiva. Ela parabenizou o Estado e a festa. "Parabéns Sergipe, estou me sentido muito feliz, e a festa é ótima", elogiou.
Para a carioca Célia Regina, o que mais chamou a atenção no estande foi o bom clima proporcionado pelo trio pé-de-serra 'Repente'. "A cidade é maravilhosa, e parei aqui nesse estande para olhar porque a música e o clima são contagiantes", revelou entusiasmada.
Inclusão produtiva
O Programa de Promoção de Inclusão Produtiva, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através Secretaria Municipal da Assistência Social Cidadania (Semasc), é um instrumento de real importância para inúmeros beneficiários do programa Bolsa Família que buscam a auto-sustentação.