USFs são premiadas pelo controle da tuberculose e hanseníase

Saúde
31/01/2011 17h29
Início > Notícias > USFs são premiadas pelo controle da tuberculose e hanseníase

No início da tarde desta segunda-feira, 31 de janeiro (Dia Mundial de Controle da Hanseníase), equipes de 10 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju receberam do secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, certificados de menção honrosa pelo bom desempenho no controle da tuberculose e da hanseníase. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) e marcou o encerramento da Semana de Intensificação de Prevenção e Diagnóstico em Hanseníase, realizada em todas as 43 USFs de Aracaju.

"Este é um momento de agradecermos aos profissionais pela dedicação e afirmarmos que estamos juntos para superar desafios e melhorar ainda mais os nossos indicadores. Os certificados simbolizam nossa solidariedade e nosso agradecimento pelo bom desempenho dessas equipes no controle da hanseníase e da tuberculose", disse o secretário.

Silvio Santos afirmou que o objetivo da atual gestão da Saúde é conquistar o reconhecimento da sociedade. "O nosso desafio é aprimorar nossa ação e minimizar a dor e a angústia das pessoas, disponibilizando procedimentos e medicamentos capazes de acabar com a dor. Além desses procedimentos, temos de melhorar o acolhimento às pessoas. Temos de ser mais acolhedores, mais humanos, afetuosos e carinhosos. Queremos ser referência em Saúde, não apenas em Aracaju, como também para além da nossa cidade", reforçou.

Ele destacou ainda que o controle da tuberculose e da hanseníase depende de uma atuação efetiva das Unidades de Saúde. "Boa parte da sociedade acredita que essas doenças são coisas do passado, mas elas ainda persistem e a superação depende do esforço conjunto da comunidade e das equipes de saúde", afirmou.

Cerimônia

Na solenidade, dirigiram os trabalhos além do secretário, a diretoria de Atenção Básica e Vigilância à Saúde (DAPVIS), Ana Márcia; a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taise Cavalcante; o coordenador da Rede de Atenção Primária (REAP), Geison Valença, e a referência Técnica da do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Jocileide Magalhães.

A gerente da USF Elizabete Pita, localizada no bairro Santa Maria, Mariana Aragão, falou em nome das equipes homenageadas. A unidade obteve o melhor índice no controle da tuberculose. "Esta homenagem tem um grande significado para os profissionais que atuam na Rede de Atenção Primária. E a fórmula desse desempenho é, sem dúvida, o trabalho em equipe. Quando juntamos o empenho de todos os profissionais e o apoio da comunidade conquistamos melhores indicadores, em qualquer situação", disse Mariana Aragão.

De acordo com a enfermeira técnica do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Jocileide Magalhães, as unidades foram avaliadas a partir de indicadores como número de diagnósticos, tratamentos, curas, abandono de tratamento, entre outros.

Premiadas

A Prefeitura de Aracaju tem 43 unidades e as dez premiadas pelo controle da hanseníase foram as USFs Geraldo Magela, Celso Daniel, Ministro Costa Cavalcante, Max Carvalho, Joaldo Barbosa, Edezio Vieira de Melo, Eunice Barbosa, José Machado de Souza, Anália Pina de Assis e Carlos Fernandes de Melo.

Já as premiadas pelo controle da tuberculose foram as USFs Elizabete Pita, Humberto Mourão, Ávila Nabuco, Maria do Céu, José Augusto Barreto, Anália Pina de Assis, Renato Mazzé Lucas, Carlos Hadman, Walter Cardoso e Carlos Fernandes de Melo. Entre as 10 unidades, duas se destacaram por apresentarem bons indicadores no controle das duas doenças: USFs Anália Pina de Assis e Carlos Fernandes de Melo.

Atenção Primária

Aracaju tem 43 unidades básicas de Saúde e cada unidade dispõe de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) de acordo com a população cadastrada. Cada equipe conta com um grupo multidisciplinar de profissionais composto por médico, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, assistente social, agente comunitário de saúde. As unidades ainda contam com equipes de Saúde Bucal, gerente e apoio administrativo. Em Aracaju, as unidades compõem a Rede de Atenção Primária e estão sob a coordenação da Diretoria de Atenção Básica e Vigilâncias à Saúde (DAPVIS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).