PMA oferece transporte gratuito para pacientes com necessidades especiais

Saúde
04/02/2011 09h17
Início > Noticias > 44651

Com o objetivo de qualificar cada vez mais a assistência aos usuários da capital, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) oferece, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), o serviço de Transporte Social. Pacientes acamados, renais crônicos, pessoas que realizam tratamentos oncológicos ou que necessitam de transferência, tem à sua disposição ambulâncias, vans e kombis que se alternam em até três turnos para atender as necessidades da população.

De acordo coma  coordenadora do setor de Transporte Social (TS), Amália Salmeron, o serviço possui atualmente duas vias distintas de atuação dentro da Rede de Urgência e Emergência. A primeira delas é o Transporte Social, que atua com remoções programadas de usuários especiais e crônicos de Aracaju que necessitam se deslocar das suas residências para realizar tratamentos de saúde como hemodiálise, fisioterapia, revisões ortopédicas, tratamentos oncológicos (radio e quimioterapia) entre outros.

"Esses usuários ou estão acamados e só podem ser removidos de ambulância, ou possuem alguma necessidade especial que os impedem de utilizar o transporte público convencional. Vale ressaltar que esses usuários são cadastrados no serviço, garantindo assim a continuidade do seu tratamento", disse.

Autalmente o Trasporte Social conta com três vans para o transporte dos que precisam fazer hemodiálise, duas ambulâncias tipo A e quatro kombis para quem necessita de fisioterapia. Ainda de acordo com Amália, qualquer morador da capital pode utilizar o serviço, mas a maioria das vagas é destinada aos usuários de Serviço Único de Saúde (SUS). Em 2010 essa ramificação do serviço atendeu 5.344 usuários e foram realizadas 30.238 remoções. Mensalmente são atendidas cerca de 500 pessoas e realizadas, aproximadamente, 2.500 remoções (estatísticas de janeiro).

Ambulância Tipo ‘A'

O Samu Aracaju conta com o apoio das ambulâncias tipo ‘A' para o transporte sanitário público, conforme previsto na Portaria 2048. A portaria normatiza o uso do transporte social. O serviço é destinado ao transporte de pacientes hospitalizados com risco pequeno e que não apresentem risco de complicação durante o transporte.

Pacientes acamados, que recebam alta e/ou precisem ser removidos de uma unidade para realizar exames em uma outra unidade de saúde, também contarão com esse serviço, antes realizados por ambulâncias grandes do Samu Aracaju. Para esse serviço, são disponibilizadas duas ambulâncias e, de julho a dezembro do ano passado, foram feitas 1.360 remoções. As ambulâncias estão à disposição dos usuários de segunda a domingo, das 7 às 19 horas.

Horários

O setor de Transporte Social funciona na sede do Samu Aracaju e a parte administrativa e de atendimento ao público funciona em horário comercial. O horário de transporte para quem faz fisioterapia também é de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h; e das 14 às 18 horas. Já as vans que fazem o transporte para a hemodiálise atuam de segunda a sábado, em três turnos: o 1º  é das 6 às 11 da manhã; o segundo turno, das 11h30 às 16h30; e o terceiro turno das  16:30 às 21:30.