Município dá destinação correta aos pneus

Serviços Urbanos
04/02/2011 14h08
Início > Notícias > Município dá destinação correta aos pneus

A Prefeitura de Aracaju, preocupada com o meio ambiente e a saúde da população, vem apostando em soluções ecologicamente corretas. Iniciativa desenvolvida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem garantido aos pneus sem condições de uso um destino adequado e ajudado a reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A cidade de Aracaju é ponto de coleta da Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip) e hoje foram retirados os pneus armazenados nos ecopontos da cidade. "Firmamos essa parceria para dar a destinação correta, tendo o cidadão o poder de descartar o pneu sem prejudicar toda a população", frisa a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Composto de borracha natural (látex), petróleo (borracha sintética), aço e tecidos, o pneu demora cerca de 100 anos para se decompor, fato que prejudica o meio ambiente. "O problema fica sério quando o pneu vai parar na via pública e no terreno baldio, ocasionando danos para todos", explica Lucimara Passos.

Dados

A Vigilância Epidemiológica da SMS divulgou os números de pneus recolhidos pela prefeitura nos últimos quatro anos. Em 2007 foram recolhidos 20.587 pneus; em 2008 foram 30.962; em 2009 foram 39.695 e, em 2010, a Prefeitura de Aracaju tirou das ruas da capital 44.549 pneus em desuso.

Armazenamento

Os pneus são armazenados em um galpão da Emsurb, situado no bairro Santa Maria, com capacidade para receber uma média de 20 mil pneus. Os cidadãos que tiverem interesse em colaborar com o serviço, podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.

ANIP

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil. Em março de 2007, a Anip criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 460 pontos de coleta no Brasil.

Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 1,3 milhão de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 270 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.

Com informações do site da Ani: http://www.anip.com.br/