Termina nesta sexta-feira, 4, o período de matrículas para o ensino fundamental da rede municipal. Para os pais que ainda não efetivaram a matrícula, o prazo será estendido em algumas escolas da rede que estejam com vagas ainda a serem preenchidas. Os documentos exigidos são duas fotos, certidão de nascimento, declaração ou transferência. Neste caso, o pai ou responsável, bem como o próprio aluno que tiver alcançado a maioridade, deverão assinar o Termo de Responsabilidade Patrimonial, com base na Lei Nº 3088/2003.
Como forma de divulgar as matrículas no ensino fundamental, as escolas da rede municipal de ensino estão cada vez mais empenhadas em panfletar nas vias públicas da capital. Desta vez foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr° Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso. Funcionários da unidade escolar estão se mobilizando diariamente para entrega dos panfletos pelos arredores da escola e em feiras livres.
Com capacidade para atender 900 alunos, nos três turnos, a escola está com 50% das vagas preenchidas. De acordo com a coordenadora administrativa, Carmem Saraiva, o número tende a crescer já que muitos alunos deixam para se matricular no primeiro dia letivo. "É importante frisar que, devido a algumas reformas na escola, tivemos nosso calendário escolar estendido até o dia 31 de janeiro, por isso estenderemos também o prazo das matrículas", ressaltou Carmem.
Segundo ela, a Drº Carvalho Neto possui nove salas de aula, com capacidade para 35 alunos cada. "Nossa meta é atingir essas 900 vagas, afinal nossa escola possui uma equipe de professores qualificada e um bom atendimento ao aluno", lembrou a coordenadora. Ela ainda destacou que campanhas de matrículas como essa são de suma importância para conscientização da população em relação àquele espaço escolar.
As aposentadas Maria Izabel dos Santos e Maria José da Silva elogiaram a atitude da escola em panfletar na vizinhança. "Eles estão de nota 10! Além disso, esses panfletos estão muito bonitos", elogiou Maria José. Já Maria Izabel explicou que estava de visita pelo bairro e que por isso levará o panfleto para seus netos.
Espaço aberto
Mesmo estando de férias, a escola segue aberta para os alunos realizarem atividades esportivas no local. Trata-se de um incentivo para que eles fiquem mais integrados com a unidade e preencham seu tempo com atividades. "Melhor que eles estejam na escola, aos nossos olhos, do que nas ruas. Aqui eles brincam, jogam futebol, queimado", garantiu a coordenadora Carmem Saraiva.
Divulgação
O empenho da Prefeitura de Aracaju em garantir o preenchimento das vagas nas escolas da rede municipal é refletido no interesse da Secretaria Municipal da Educação (Semed) em realizar uma ampla campanha de divulgação das matrículas. Além da utilização de busdoor nos veículos de transporte coletivo e da realização de chamadas públicas em veículos de comunicação, faixas foram colocadas nas fachadas das unidades escolares a fim de convocar pais e alunos.