Novas rodadas de negociações acontecem esta semana

Agência Aracaju de Notícias
07/02/2011 12h07

Secretários municipais e representantes de sindicatos irão se encontrar durante toda a semana no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos para dar continuidade às rodadas de negociações iniciadas no final do ano passado. Os encontros já estavam previstos no calendário de reuniões definido com a participação de todas as categorias. O objetivo é escutar as reivindicações e os anseios dos servidores do município e viabilizar o atendimento das solicitações, de acordo com as possibilidades da PMA e com as necessidades da população.    

A segunda etapa do novo ciclo de reuniões será iniciada nesta segunda, 7, com os representantes das áreas de saúde. Às 15h, a comissão da PMA recebe os médicos; às 16h, o encontro será com os enfermeiros; e às 17h é a vez do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Aracaju (Sintasa). O secretário de Finanças, Jeferson Passos, o chefe de gabinete, Bosco Rolemberg, a secretária de Administração, Lucivanda Nunes, e os representantes das categorias irão discutir as pautas já apresentadas em reuniões anteriores, além de ouvir as novas reivindicações dos servidores, inclusive sobre o reajuste salarial.

"A continuidade das atividades de negociação servirá para apresentar a análise feita pelo município sobre as solicitações já discutidas no encontro anterior, como também analisar as novas reivindicações. A pauta da negociação salarial está inclusa no encontro. Serão apresentados, especialmente, os indicadores de reajuste salarial que a Prefeitura de Aracaju concedeu a todos os servidores", antecipou Bosco Rolemberg.

Continuidade

Antes do início da segunda etapa de negociações, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Finanças (Sefin), realizou um estudo detalhado obre o exercício financeiro anterior para verificar a margem de possibilidades de atendimento ao conjunto de solicitações das categorias. Segundo Bosco Rolemberg, só recentemente houve a conclusão desse mapeamento.

"Com a finalização do estudo das finanças do município foi possível voltar às reuniões com os representantes sindicais. Esta análise detecta como a administração pode atender satisfatoriamente as reivindicações, garantindo também neste panorama a redução de custos e a inserção de novos investimentos em obras e realizações para o crescimento da cidade", explica.

De acordo com Bosco, a opção de manter sempre aberto o canal de negociações com as lideranças sindicais é uma diretriz já consolidada da administração municipal. "A conversa franca e direta com os servidores sempre foi o posicionamento tomado pela prefeitura. Em hipótese alguma, as reuniões foram ocasionadas por pressão das categorias. Nunca houve interrupção das negociações, e na verdade o que haverá é a continuidade de tudo aquilo que já estava em andamento. Por isso, pedimos que as categorias não cometam atos precipitados que prejudiquem os serviços ofertados à população", esclarece.


Confira o calendário de reuniões agendadas para esta semana:

DIA 7 - SEGUNDA-FEIRA

15h - SINDIMED

16h - ENFERMEIROS

17h - SINTASA

DIA 8 - TERÇA-FEIRA

15h - SACEMA

16h - SINODONTO

17h - PSICOLOGOS

DIA 9 - QUARTA-FEIRA

15h - SINTRAFA

16h - ASSISTENTES SOCIAIS

17h - SINDIPEMA

DIA 10 - QUINTA-FEIRA

9h - SIGMA

10h - SINAF

11h - SEPUMA