A Prefeitura Municipal de Aracaju iniciou na tarde desta segunda-feira, 7, uma nova rodada de negociações com as categorias que atuam na rede pública de saúde na capital sergipana. Representando o secretário de Saúde, Silvio Santos, a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoa da SMS, Marieta Barbosa Oliveira, integrou a comissão de negociação, composta também pelos secretários municipais Jeferson Passos (Finanças), Bosco Rollemberg (Gabinete) e Lucivanda Nunes (Administração).
No primeiro dia de continuidade de negociações, marcaram presença no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos representantes dos sindicatos dos Médicos (Sindimed), Enfermeiros (Seese) e dos Trabalhadores de Saúde de Aracaju (Sintasa). Em pauta, reivindicações apresentadas anteriormente pelas respectivas categorias, entre as quais o reajuste salarial.
Ao apresentar um mapeamento do exercício financeiro da administração municipal, o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, confirmou o crescimento da receita do município e também da folha de pagamento dos servidores. "Foram 13% de crescimento na receita, e 17% na folha, com a contratação de pessoal. Portanto, dentro das possibilidades, a administração buscará atender as reivindicações das categorias, conforme seja possível honrar os compromissos assumidos", afirmou.
Médicos
Após esclarecimentos a respeito do aumento remuneratório e da implantação do sistema de gestão na rede municipal de saúde, a PMA agendou uma nova reunião com o Sindimed. O encontro acontecerá na próxima sexta, 11, às 10h, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
"Até o próximo dia 22, estaremos definindo o reajuste linear para os servidores municipais. E já na próxima sexta, nos encontremos novamente com os médicos para dar prosseguimento ao dialogo. As negociações continuarão e dentro das possibilidades atenderemos a categoria. Agora, a prefeitura não irá firmar compromissos que não possa honrar futuramente", destacou Jeferson.
Enfermeiros
Já com o Seese, ficou agendada uma reunião dos diretores e coordenadores da rede municipal de saúde com os lideres sindicais dos enfermeiros para a discussão de algumas solicitações referentes à melhoria das condições de trabalho.
"É ideal que demandas relacionadas à atividade do profissional e ao estatuto sejam debatidas internamente na Secretaria de Saúde. Por isso, será realizado um encontro entre os enfermeiros e coordenadores da SMS", explicou Jeferson.
A reunião entre o Seese, coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acontecerá no próximo dia 14, às 15h, na sede do órgão, localizada no Siqueira Campos.
Sintasa
O último sindicato a participar da rodada de negociações, o Sintasa, apresentou as suas reivindicações à comissão e afirmou que aguaradará o anúncio do reajuste linear pela PMA. "Agora iremos aguardar para avaliar o aumento salarial linear. E buscaremos dar continuidade às negociações", disse o presidente do Sintasa, Augusto Couto.
Confira o calendário de reuniões agendadas para esta semana:
DIA 7 - SEGUNDA-FEIRA
15h - SINDIMED
16h - ENFERMEIROS
17h - SINTASA
DIA 8 - TERÇA-FEIRA
15h - SACEMA
16h - SINODONTO
17h - PSICOLOGOS
DIA 9 - QUARTA-FEIRA
15h - SINTRAFA
16h - ASSISTENTES SOCIAIS
17h - SINDIPEMA
DIA 10 - QUINTA-FEIRA
9h - SIGMA
10h - SINAF
11h - SEPUMA