Após o ato de vandalismo praticado em coqueiros localizados no canteiro central da avenida Tancredo Neves, uma equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está acompanhando diariamente o desenvolvimento das plantas. Cerca de 20 coqueiros foram alvo de vândalos, fato que resultou em prejuízo aos cofres públicos e ao meio ambiente.
"Nosso trabalho agora é acompanhar diariamente se os coqueiros danificados estão se desenvolvendo normalmente. Dois deles sofreram danos maiores e por isso estamos fazendo esse monitoramento para verificar sua florescência. Isso irá durar aproximadamente 20 dias, quando teremos um diagnóstico preciso sobre a situação dessas plantas", explica Ademilson Vieira Santos, coordenador de Paisagismo da Emsurb.
Em uma ação emergencial, os coqueiros já receberam tratamento fitossanitário e cuidados com a terra. "Concluímos esse serviço emergencial, com a podação dos coqueiros danificados, e agora estamos verificando se seu crescimento é possível. Vamos aguardar para ver se haverá emissão de folhas, caso contrário as duas espécies deverão ser substituídas por outras do mesmo porte", acrescenta Ademilson.
Comunicação
Caso o cidadão constate alguma irregularidade nas árvores da cidade, como um galho caído, por exemplo, deve solicitar a presença de um técnico da Emsurb através da Central de Atendimento ao Cidadão - 0800 284 1300. Além desse telefone, a Emsurb disponibiliza e-mail (emsurb@aracaju.se.gov.br) e a rede social twitter (@emsurb).