Aracaju participa de mobilização nacional contra a dengue

Saúde
08/02/2011 11h30
Início > Noticias > 44686

Amanhã será o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue no Brasil. O evento, que acontece simultaneamente em Brasília e nos 26 estados, marca o lançamento do projeto 'Ambiente saudável livre da dengue'. Na capital sergipana, a mobilização será realizada a partir das 8h, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, já confirmou presença na solenidade de abertura. “Para nós é de extrema importância participar desse evento, que acontecerá em todo o país no mesmo dia e horário. Vamos somar esforços com os governos federal e estadual para diminuir ainda mais os índices da dengue em nossa capital”, diz Silvio.

A iniciativa partiu do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, em recente visita à Funasa, ressaltou o papel estratégico da instituição na implementação de políticas, programas e ações de saúde e saneamento no Brasil. A partir daí surgiu a idéia de criar um dia nacional de mobilização contra a dengue.

Silvio Santos explicou que o evento desta quarta-feira é uma das várias ações especiais que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana. “A Vigilância Epidemiológica de Aracaju fará, além da força-tarefa, uma grande operação de combate no bairro Cidade Nova. Médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária passarão por um treinamento”, afirma o secretário.

Programação

Amanhã, durante a grande mobilização nacional, a Vigilância Epidemiológica de Aracaju fará um trabalho de campo para eliminar as larvas do mosquito no entorno do prédio da Funasa, que fica localizado na avenida Tancredo Neves, nº 5425. A Vigilância também fará a aplicação de inseticida e equipes da Emsurb trabalharão fazendo o recolhimento de lixo e entulho.

Já o Governo do Estado irá atuar com sua brigada de combate à dengue realizando uma campanha educativa, com a distribuição de panfletos. A Funasa também participa promovendo palestra na sede, além de vistoriar as dependências do prédio em busca de possíveis focos do Aedes Aegypti.

A programação se encerra às 16h. Ainda esta semana, acontecem duas grandes ações de combate à dengue em Aracaju: na quarta e quinta-feira e haverá força-tarefa no bairro Jabotiana. Na sexta-feira será realizada mais uma ação da operação 'Todos Contra a Dengue', no bairro Cidade Nova e a ação nesse bairro continua no sábado, com a realização de uma força-tarefa.

Treinamento

Na próxima sexta-feira médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde de Família da capital participam, das 7 às 12h, da segunda etapa da atualização em vigilância de casos de dengue. O treinamento, oferecido pelo Governo do Estado, acontece no auditório do Hemolacen, localizado vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Visita

Também amanhã chegam a Sergipe duas equipes do Ministério da Saúde: uma da Secretaria de Vigilância em Saúde e outra da Secretaria de Atenção à Saúde. Eles permanecem na capital até o próximo sábado, 12, e vem conhecer e avaliar o funcionamento do plano de contingência da dengue em Aracaju e no Estado.