Prefeitura apresenta Plano Decenal da Assistência Social

Família e Assistência Social
08/02/2011 15h07
Início > Noticias > 44688

Consolidar o Sistema Único de Assistência Social em Aracaju é o principal objetivo do Plano Decenal Municipal da Assistência Social, apresentado na manhã desta terça-feira, dia 8, no Centro de Formação de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. Participam do evento coordenadores e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Elaborado pela Semasc, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Plano Decenal traça metas de acordo com o diagnóstico da situação de vulnerabilidade da população. "Ele é de grande importância porque vai nortear, nos próximos dez anos, e de uma maneira macro, a execução da política de assistência Social no município de Aracaju", afirmou a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Sousa Paes de Lima.

Segundo ela, o plano trará diversos benefícios para a população. "Com a implementação efetiva dessa política, estaremos trazendo muitos avanços para todos os cidadãos, o que acarretará numa maior segurança para o nosso usuário", destacou a secretária adjunta.

"Ele é a resposta para tudo que nós iremos fazer nos próximos 10 anos para consolidar a Política de Assistência Social no município de Aracaju", enfatizou a coordenadora de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Coplan/SUAS), Cristiane Ferreira. De acordo com a coordenadora, o plano decenal é um instrumento de gestão que define metas para os serviços que a Semasc vai desenvolver nos próximos anos.

Contribuição 

O Plano Decenal foi elaborado com a participação efetiva de todas pessoas envolvidas na execução da Política da Assistência Social. "Elaboramos uma minuta e a enviamos para todas as coordenadorias e fizemos ajustes, já que cada um deu a sua contribuição. Também debatemos com os conselhos municipais, que trouxeram suas considerações para serem incorporadas e apresentadas ao Conselho Municipal de Assistência Social", destacou Cristiane Ferreira.

Para a coordenadora de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda Oliveira, a elaboração do Plano Decenal é de grande importância porque vai permitir o desenvolvimento de um trabalho unificado e planejado. "Isso vai contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos, proporcionando um atendimento com mais qualidade", disse.

Segundo ela, um dos pontos positivos de planejar é que tudo que foi colocado no plano deverá ser seguido por todos os gestores.  "A cada dia que passa essa Política de Assistência Social está se firmando e qualquer gestor que venha vai ter que seguir o que foi traçado, o que é de fundamental importância", ressaltou.