Obras paliativas reduzem alagamentos no Costa do Sol

Agência Aracaju de Notícias
08/02/2011 11h33
Início > Notícias > Obras paliativas reduzem alagamentos no Costa do Sol

Manter a vigilância constante. Essa é a prioridade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) nas áreas suscetíveis à formação de pontos de alagamento. A chuvas, ocorridas desde o mês de janeiro, deixam em alerta a administração municipal para com as famílias residentes nas áreas mais vulneráveis, a exemplo do conjunto Residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia. O local vem recebendo, desde o ano passado, investimentos na ampliação do sistema de drenagem para dar maior vazão às águas pluviais.

Desde outubro de 2010, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), finalizou as obras de drenagem pluvial provisória do residencial. Os serviços representaram investimentos no valor de R$ 989.552,43 e consistiram na construção de um canal de 500 metros de comprimento, dragagem do canal natural e implantação de tubos para dar maior vazão às águas das chuvas.

As execução das obras, realizadas em caráter emergencial e provisório, envolveu uma equipe de 10 profissionais que ficaram responsáveis em realizar serviços de rebaixamento do lençol freático, recuperar as calçadas no entorno das avenidas Hildete Falcão e Monteiro Lobato, além de retocar os muros e terminar o reboco do Residencial Cristal do Sul, que fica localizado em cima do caminho por onde passa o canal natural de escoamento das águas pluviais.

Melhorias

Segundo o engenheiro José Alberto Nascimento, coordenador de Operações da Emurb, as ações paliativas realizadas nos pontos críticos têm surtido efeito positivo. "As chuvas ocorridas nas últimas semanas não causaram os mesmos estragos presenciados anteriormente. Agora, os lugares de alagamento são pontuais e a água escorre mais livremente entre os pontos mais críticos da região. Na verdade, o que antes demorava horas, até semanas para escoar, só fica hoje por poucos minutos", diz.

De acordo com o engenheiro, novas medidas continuam sendo tomadas para dar maior vazão às águas da chuva. "Foi avaliado no ano passado a presença de duas residências que passam em cima do canal de escoamento. Segundo nossos estudos, elas impedem a livre circulação das águas e seria necessária a remoção desses imóveis. Por isso, até o fim deste mês, o município ficará responsável em indenizar os moradores dessas casas para permitir a passagem das águas escoadas na saída da Avenida Heráclito Rolemberg", explica.

Canais

Os projetos para construção dos dois canais definitivos - que irão resolver de uma vez o problema dos alagamentos na região - já foram concluídos e selecionados pelo Governo Federal para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, em sua segunda versão, o PAC 2. A obra está orçada em torno de R$ 32 milhões e atualmente está na fase final de análise na Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação da verba.

Os moradores do Costa do Sol aguardam com expectativa o início da execução das obras, com é o caso da professora Ester Leite, que mora há 32 anos na região. "É tão gostoso morar nesse residencial. Só quem vive aqui sabe do que estou falando. O cojunto possui 65 casas que parecem formar um condomínio fechado, pois as ruas de baixo são bloqueadas e o acesso é feito somente pela avenida principal. A nossa torcida é de que os trâmites legais para a liberação da obra sejam agilizados o mais rápido possível", desabafa a moradora.