Começaram os preparativos para o Carnaval 2011 em Aracaju. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) se reuniu com os representantes dos blocos carnavalescos na última segunda-feira, 7, para discutir sobre como será o apoio que a prefeitura dará aos blocos de rua da cidade.
Nessa primeira conversa, estava presente a Liga Sergipana de Blocos de Rua, representada pelo seu diretor, Pedro Barreto, o ‘Pepe'. "A nossa intenção é sentar ainda nesta semana com toda a representação da categoria. Vamos conversar com todos que fazem o carnaval na cidade", assegura o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite. Ele adianta também que já solicitou audiência com o prefeito Edvaldo Nogueira para fechar os últimos detalhes da preparação do Carrnaval 2011.
Critérios
O coordenador de Difusão de Cultura da fundação, Alisson Couto, explica que já foram adotados alguns critérios para definir o apoio financeiro aos blocos. Itens como histórico, quantidade de foliões e relação com a comunidade serão levados em conta. "O número de pedidos de apoio vem crescendo ano a ano, assim como a ação da prefeitura em atender a demanda. Em 2011 queremos amadurecer ainda mais as discussões com a adoção de critérios", explica Alisson.
O presidente da Funcaju também ressalta que a ideia é distribuir as festas por todo o território da cidade. "Quando resolvemos descentralizar as comemorações de Carnaval, tínhamos, desde então, o objetivo de movimentar a cultura nos bairros, bem como gerar renda na própria localidade. Assim incentivamos também a interação social na comunidade, além de aquecer a economia local', esclarece Waldoilson.
Apoio
A folia e Momo era comemorada na capital sergipana quase exclusivamente na área dos mercados municipais, no Centro da cidade, até 2007. Desde então, a Prefeitura de Aracaju iniciou a movimentação no sentido de aumentar o incentivo aos blocos de rua nos bairros.
Naquele ano, foram 36 organizações apoiadas por meio da Funcaju. Em 2010, esse número passou para 70, sendo investidos aproximadamente R$ 200 milhões. "A Prefeitura de Aracaju sempre apoiou as manifestações culturais ligadas ao carnaval e vai continuar apoiando", observa Alisson.