Para estimular o pensamento criativo entre gestores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo nesta quarta e quinta, dias 9 e 10, o I Seminário de Ações Criativas e Inovadoras. O evento faz parte do conjunto de ações que priorizam a busca da melhoria do atendimento aos usuários, a construção de políticas para a valorização dos trabalhadores e a melhoria da infraestrutura.
O seminário conta com a participação de 56 técnicos de todas as áreas, como Atenção Primária, Rede de Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Jurídico, Comunicação, Informática, Manutenção, entre outras. Alguns dos temas abordados são a definição de visão, missão e valores da SMS e o pensamento criativo. Estão sendo realizados vários exercícios práticos.
A facilitadora do seminário, Vera Tindo, especialista sem Processos Criativos, abordou os conceitos básicos do processo de criação e falou das atitudes e comportamentos que podem ajudar ou atrapalhar no processo criativo. Ela destacou também as etapas do processo de criação. "A gestão pública e a gestão privada têm características específicas, mas nenhuma delas impede de criar coisas, a partir da leitura do cenário e da identificação das oportunidades. Em qualquer empresa, temos de encarar desafios como oportunidades", disse.
O presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, também facilitador do seminário, incentivou os participantes a mudar seus comportamentos. "Precisamos mudar o tempo todo, precisamos aprender a criar e a inovar, mas precisamos também aprender a lidar com pessoas. Vocês que atuam na saúde pública de Aracaju, durante esse seminário, deverão apontar juntos o futuro desejado para a SMS. Precisamos fazer a nos mesmos perguntas essenciais: Onde queremos chegar? Quando? Para que?
Núcleo criativo
Na mudança do organograma da SMS, foi criado, no final do ano passado, o Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), dentro da Diretoria de Planejamento (Diplan). Para a representante dessa diretoria, Marieta Barbosa, o Nuprin vai atender as necessidades da gestão em estimular projetos inovadores utilizando a Metodologia da Resolução Criativa de Problemas.
A diretora de Atenção Primária, Ana Márcia Menezes, ressalta que o seminário é um momento de união dos diversos atores da SMS em busca de ações criativas e inovadoras. "Tudo isso objetivando uma Saúde capaz de cuidar de todos", resumiu.