O prefeito Edvaldo Nogueira esteve nesta quarta-feira, 9, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para reivindicar o aumento do repasse de recursos federais para a área de saúde em Aracaju e a transformação dos hospitais da Zona Norte e Zona Sul em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O ministro não só foi receptivo às demandas apresentadas, como confirmou que virá à capital sergipana neste sábado, 12, para participar da agenda de combate à dengue.
Segundo Edvaldo Nogueira, embora Aracaju tenha 570 mil habitantes, já acumula quase 2 milhões de cartões SUS e atende a demanda de municípios do interior e até de outros estados. "Já investimos quase 20% da receita corrente líquida do município em saúde, enquanto a Constituição Federal define 15%, mas mesmo assim os recursos são insuficientes para atender a crescente demanda. O teto do Governo Federal para financiamento da saúde de Aracaju não aumenta desde 2008", afirmou.
Outro pleito importante levado à reunião pelo prefeito é a transformação dos hospitais municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) em UPAs, o que garantiria o aumento do repasse de recursos da União. O ministro foi receptivo às reivindicações e prometeu se empenhar para atendê-las, já que a Prefeitura de Aracaju é referência nacional na área de saúde.
Edvaldo Nogueira aproveitou a oportunidade para levantar a discussão sobre a necessidade de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). "O SUS tem mais de 20 anos e é preciso resolver algumas questões, como a participação dos entes federados na saúde. O Estado investe 12%, o município 15% e até hoje ainda não foi definido o percentual de participação do Governo Federal", argumentou.
Dengue
O prefeito também repassou para o ministro Alexandre Padilha os excelentes resultados da política municipal de combate à dengue, que, depois da epidemia que atingiu Aracaju em 2008, conseguiu reduzir em 50,21% o número de casos notificados de 2010 em relação a 2009. "Chegamos ao menor índice dos últimos quatro anos. O primeiro Lira de 2011 apontou que houve redução de 25% na infestação predial entre outubro de 2010 e janeiro de 2011", ressaltou.
Edvaldo Nogueira aproveitou para elogiar a decisão da presidente Dilma Rousseff de ampliar os serviços da Farmácia Popular, que passará a distribuir gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes. Com essa medida, cerca de 960 mil hipertensos e diabéticos cadastrados no programa serão beneficiados em todo o país. Para adquirir o medicamento, o cidadão deve apenas apresentar um documento com foto, CPF e receita médica.
Participaram da reunião em Brasília o senador Antônio Carlos Valadares, que se empenhou pessoalmente em garantir a agenda com o ministro, e o deputado federal Valadares Filho. "Estamos sempre ao lado dos pleitos de Aracaju e reconhecemos que a atual administração conduz com seriedade e competência a política de saúde do município", disse Valadares Filho.