No terceiro dia da nova rodada de negociações com as categorias profissionais que integram o quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), a comissão formada pelos secretários Bosco Rollemberg (Gabinete), Jeferson Passos (Finanças) e Lucivanda Nunes (Administração) recebeu os representantes dos sindicatos dos fisioterapeutas, assistentes sociais e professores. Representando o secretário de Saúde, Silvio Santos, integrou a comissão a coordenadora Marieta Oliveira.
No início das discussões, o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, esclareceu a todos sobre as condições financeiras do município, destacando o percentual de gastos com a folha de pagamento dos servidores. "O reajuste será linear e o índice deve ser anunciado no próximo dia 22. Mas não teremos condições de atender a outros pleitos salariais. A receita do município cresceu em 13%, porém a folha de pagamento com pessoal aumentou em 19% no ano de 2010 em relação a 2009, e não 17%, como falei anteriormente. Isso significa um gasto de R$ 60 milhões a mais", destacou Jeferson.
Segundo o secretário de Finanças, a perspectiva é de que os gastos com o pagamento de servidores aumentem em 2011 por conta de novas demandas de profissionais. "Temos algumas contratações a serem efetuadas este ano por determinação do Tribunal de Contas do Estado. Assim, será contratado pessoal para atuar nas áreas da saúde, educação e guarda municipal. Por conta disso, não podemos assumir compromissos que depois não teremos como honrar", frisou Jeferson.
O chefe de Gabinete da PMA, Bosco Rollemberg, relembrou os benefícios concedidos às categorias em 2010 e ressaltou que reuniões serão agendadas entre os profissionais e as respectivas secretarias que prestam o serviço para a discussão de reivindicações referentes às melhorias das condições de trabalho. "No ano passado, foi dado um reajuste de mais de 9% e muitas categorias tiveram seus pleitos diferenciados atendidos. Mas este ano, o reajuste será linear. Já em relação às questões estruturais, de condições de trabalho, serão feitos estudos para uma avaliação e agendadas reuniões com as secretarias vinculadas a cada categoria", afirmou Bosco.
Negociações
Entre as principais reivindicações dos profissionais que compareceram nesta quarta, 9, à rodada de negociações promovida pela PMA, estão os valores referentes ao pagamento de gratificações de insalubridade e escalonamento. Tais temas serão debatidos de forma mais detalhada nas futuras reuniões entre as categorias e as secretarias a que estão vinculadas.
Para o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas de Aracaju, Jarder Neto, a reunião foi produtiva no sentido de esclarecimentos e futuras discussões. "Estamos dando continuidade às negociações iniciadas em dezembro de 2010 com objetivo de rever questões salariais. E continuamos persistentes em nossas reivindicações com a esperança de que, ao longo deste ano, possamos ter algumas conquistas para estimular os profissionais e prestar um melhor serviço à população", disse Jarder.
Agenda
Nesta quinta, 10, as negociações terão continuidade com a presença do Sindicato dos Guardas Municipais (Sigma), do Sindicato dos Servidores Públicos (Sepuma), e do Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos (Sinaf). As reuniões acontecem no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a partir das 9h.