Comissão de negociações se reúne com Sigma, Sepuma e Sinaf

Agência Aracaju de Notícias
10/02/2011 13h30
Início > Notícias > Comissão de negociações se reúne com Sigma, Sepuma e Sinaf

Na manhã desta quinta-feira, 10, teve continuidade o ciclo de reuniões para as negociações salariais entre a Prefeitura de Aracaju e os sindicatos que representam as categorias de funcionários municipais. Para dar prosseguimento aos diálogos, os secretários Lucivanda Nunes (Administração), Lucas Fialho (Governo) e Jeferson Passos (Finanças) se reuniram com os sindicatos no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Também participou da reunião o coordenador da Guarda Municipal, major Edênisson Paixão.

Desde o mês de dezembro, a Prefeitura iniciou as negociações para definir os reajustes salariais e ouvir as reivindicações de cada classe. Segundo o secretário de Finanças, Jeferson Passos, a prática de ouvir abertamente todos os setores que compõem o poder municipal já é uma marca da Prefeitura de Aracaju.

"Iniciamos a negociação ainda em dezembro, e vamos fazer quantas reuniões forem necessárias ainda. Esse momento demonstra o espírito da administração em receber os sindicatos e abrir canais de diálogo. Esse é um exercício que vem sendo feito rotineiramente ao longo dos últimos anos. A administração vem antecipando essa negociação com os sindicatos. Tradicionalmente esse momento de discussão acontecia em meados do mês de maio, mas nós estamos realizando isso cada vez mais cedo", explica Jeferson.

Reivindicações

Esta rodada de conversas contou com representantes do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Sindicato dos Servidores Públicos (Sepuma) e Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos (Sinaf). Entre os principais pontos expostos pelos sindicatos como reivindicações prioritárias das categorias estão o percentual do reajuste salarial, as condições de trabalho e o quantitativo de funcionários em alguns setores.

Jeferson Passos explica que o município vai analisar cada situação para que sejam resolvidas de forma democrática, dentro das possibilidades financeiras do município. Com relação ao reajuste, o secretário relembra a situação vivida pelo poder municipal no ano passado. "Em 2010, tivemos um aumento de 19% nos gastos com relação a pagamentos, o equivalente a R$ 61 milhões, enquanto que a receita não acompanhou esse crescimento, ficando em 13% de aumento", afirma o secretário.

Resoluções

Segundo Jeferson, a expectativa é de que as decisões finais relativas ao reajuste linear possam ser apresentadas até o dia 22. Mesmo assim, qualquer concessão feita pela Prefeitura será retroativa ao mês de janeiro para todos os servidores.

Para os guardas municipais, representados pelo Sigma, a expectativa é positiva. Durante a reunião de hoje, uma das questões pontuadas pelo presidente do sindicato, Ney Lúcio, foi a necessidade do aumento do quantitativo de funcionários atuando na Guarda Municipal. De acordo com o secretário Jeferson Passos, a intenção da Prefeitura é realizar concurso para essa área até o final do semestre, a depender da demanda das instituições organizadoras.

"Essa é a nossa segunda reunião com a comissão negociadora do município. Nosso objetivo é obter uma resposta favorável em relação à proposta que fizemos em dezembro, e dar prosseguimento à negociação", afirma o presidente do Sigma.

Nesta sexta-feira, 11, a comissão se reunirá novamente com Sindicato dos Médicos (Sindimed) para discutir as reivindicações da categoria. O encontro acontece no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, às 10h.