Edvaldo lança Projeto 'Caju na Rua'

Cultura
11/02/2011 13h04

Uma série de intervenções artísticas nas ruas e avenidas da cidade tornará a capital sergipana ainda mais bonita e atrativa para moradores e turistas. Trata-se do Projeto Caju na Rua, lançado na manhã desta sexta-feira, dia 11, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no Mirante da 13 de Julho.

Idealizado pelo artista plástico Fábio Sampaio, o projeto consiste na exposição de 11 grandes esculturas do fruto símbolo da capital sergipana: o caju. Como grande incentivadora da arte e da cultura local, a Prefeitura de Aracaju apoia a iniciativa com o patrocínio de 10 obras, elaboradas por renomados artistas sergipanos. A construtora Celi patrocinou a confecção de um deles. A Agência de Comunicação Voz e Gafaio Soluções Artísticas também apoiam o projeto.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a iniciativa é fruto do trabalho incansável dos profissionais e amantes da arte, estimulados pelos órgãos públicos e por empresas privadas socialmente responsáveis. “Desde que a idéia me foi apresentada, achei genial, pois faz com que nossa sociedade dê valor à cultura local. Além de ser a capital brasileira da qualidade de vida, Aracaju agora é uma galeria de artes a céu aberto”, afirmou o prefeito.

“Todos os artistas envolvidos na elaboração dos cajus merecem a nossa homenagem. Mas estendo meus parabéns a todos os outros artistas que ajudam a tornar nossa cidade cada vez melhor e mais bonita. Estou muito feliz em comemorar meus cinco anos como prefeito de Aracaju com a inauguração dessas grandes obras”, complementou Edvaldo.

Exposição

As esculturas são feitas de fibra de vidro, medem cerca de 1,80 metros e estão espalhadas em 10 pontos estratégicos da cidade: Colina do Santo Antônio, Mercado Central, Mirante da 13 de Julho, Parque Augusto Franco (Sementeira), Centro Cultural da Orla, Passarela do Caranguejo, Aeroporto, Orlinha do Bairro Industrial, Farolândia e praça Tenente Rodrigues Fontes (antigo farol).      

Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, as obras ficarão expostas por tempo indeterminado. “Ainda não sabemos o dia da retirada dos cajus. O projeto é feito não apenas para o turista, mas também para os moradores de Aracaju, por isso não temos pressa para a retirada”, disse Lucimara, ressaltando que cada caju será vigiado por guardas municipais.
 
Cultura e Turismo

Segundo o artista plástico Fábio Sampaio, idealizador do projeto, a concretização desse sonho só foi possível graças ao apoio recebido. “Temos muito a agradecer à Prefeitura de Aracaju e à Agência Voz por reconhecerem a importância da arte para o desenvolvimento de nossa cidade. Eles aceitaram meu sonho e decidiram levar à frente. Também temos que reconhecer o esforço dos artistas, que atenderam ao chamado”, disse Fábio.          

Além do lado artístico, o projeto também tem valor turístico. Para a diretora de Turismo da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Tanit Bezerra, as obras se transformam em um elemento atrativo para o desenvolvimento turístico da cidade. “É uma forma de aproveitar a estação e a realização de eventos festivos, como o Projeto Verão, para divulgar a cidade como destino turístico”, afirmou Tanit.

Marinete do Forró


Para dar mais brilho ao lançamento da intervenção artística, a Funcaju cedeu a Marinete do Forró. Há 11 anos circulando pela cidade com muita música e animação, o ônibus estilo jardineira levou os convidados para conhecer todos os locais onde já estão instaladas as 11 esculturas. O prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de participar do trajeto, interagindo com o trio pé-de-serra e os passageiros. 

Segundo Tanit Bezerra, apesar do sucesso,  a Marinete do Forró passará um tempo parada antes do Forró Caju 2011. “Esse final de semana é o último que o veículo circulará pela cidade antes do Forró Caju. Por isso, ela passará estrategicamente pelos cajus, para mostrar à população a beleza dessa arte local. Além disso, no domingo, dia 13, ela passará pela Orla Pôr-do Sol e pelo litoral sul”, adiantou Tanit.