Negociações com médicos do município avançam

Agência Aracaju de Notícias
11/02/2011 14h51

Dando continuidade ao processo de negociação com os profissionais da área da Saúde, a Comissão de Negociação da Prefeitura de Aracaju se reuniu na manhã desta sexta, 11, com representantes dos médicos da rede municipal. Participaram do encontro, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo, a secretária municipal de Administração, Lucivanda Nunes, o secretário de Finanças, Jéferson Passos, e o secretário chefe de gabinete, Bosco Rolemberg, o secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, e dirigentes do Sindimed.

A comissão de negociação da PMA destacou as limitações financeiras do município e voltou a afirmar que não vai firmar compromissos que não possam ser cumpridos. "Neste ano de 2011, teremos um acréscimo da ordem de 19% na folha de pagamento em função do aumento das despesas com contratações e abertura de concursos. Esse é um dos motivos pelo qual nós não temos condição de fazer nenhum tipo de concessão no tocante ao reajuste salarial. O que podemos assegurar, neste momento, é que o reajuste linear será mantido", disse Jéferson Passos.

"Neste momento, a administração não pode assegurar nada, sob pena de comprometer a folha do município. Nós sabemos que essa posição frustra a categoria e o sindicato, mas infelizmente essa é a nossa realidade", ressaltou o secretário municipal de Finanças, acrescentando que o percentual de reajuste deve ser anunciado até o próximo dia 22.

Compromisso

Diante disso, a comissão da PMA se comprometeu a discutir a implantação do novo modelo gestão, que vincula a remuneração ao desempenho alcançado pelos profissionais. A previsão é que o projeto do novo modelo seja debatido em agosto. "Estamos bem adiantados. Esse novo sistema de gestão terá a participação de diversos setores das categorias profissionais da Saúde", explicou Lucivanda Nunes.

"Isso significa que o entendimento da prefeitura com a categoria é possível e que nossas conversas e projetos têm possibilidade de avançar, principalmente na definição do formato do novo modelo de remuneração. Antes de tudo, é importante reconhecer o empenho da PMA na implantação desse projeto", afirma Lucimara.