Segurados do INSS têm 60 dias para sacar benefícios

Administração
15/02/2011 17h00

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reserva 60 dias para os segurados retirarem o benefício em uma das agências do instituto. Caso esse prazo seja ultrapassado, o beneficiário não perde direito ao serviço, mas deve se dirigir à Agência da Previdência Social (APS) para reativar o depósito.

A devolução do pagamento ao banco do INSS foi uma medida criada para evitar qualquer tentativa de fraude como, por exemplo, o saque indevido do benefício por segurados já falecidos. Até o último dia 7, o INSS contabilizou que mais de 10 mil benefícios estavam suspensos devido ao saque do depósito ter ultrapassado o prazo estipulado de dois meses.

Segundo informações do próprio instituto, para desbloquear o cartão no APS, o segurado deve apresentar um documento de identificação com foto válido em todo território nacional. Algumas recomendações são necessárias para quem irá retirar o benefício por meio de cartão magnético, como: nunca fornecer a senha do cartão para terceiros, além de evitar o uso de sequências previsíveis nas senhas (aniversários, data de nascimento, números de telefones) que se refiram diretamente ao portador do cartão.

Em caso de dúvida, o INSS recomenda a solicitação de ajuda a um funcionário do banco em que o segurado fará a retirada do benefício. Nunca deve ser solicitada a ajuda de terceiros, em especial nos terminais de autoatendimento das instituições bancárias.