Aracaju segue as mudanças do sistema de notificação por dengue

Saúde
15/02/2011 17h04

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz correção nos números de casos confirmados de dengue, pelo Sistema Onlinedengue do Ministério da Saúde. Desde segunda, 14, o atual sistema de notificação permite apenas três critérios de confirmação de dengue: descartado, em investigação e/ou confirmado. Com a mudança, a SMS está corrigindo dados quanto aos casos em investigação de 2011, que foram registrados durante a transformação dos números para os gráficos atualizados do MS.

"Com o novo sistema, todos dados serão registrados como dengue clássica/sem complicação, até a confirmação da sorológica. Essa metodologia foi validada pelo ME e a SMS segue a partir de agora o novo formato", informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Dengue, Taise Cavalcante.

Desde de 2007, os dados Epidemiológicos da Dengue em Aracaju são divulgados regularmente para a imprensa e disponibilizado no site Prefeitura de Aracaju. Esses dados são enviados todas as terças-feiras pela assessoria de Comunicação da SMS.

Dados atualizados

Em Aracaju, nos dois casos de dengue hemorrágica registrados este ano, a Vigilância Epidemiológica fez o bloqueio de caso e a busca de foco até 300 metros do local de moradia dos pacientes. Quando encontrado mosquito adulto, é realizado o fumacê costal.

Dos dados epidemiológicos de janeiro de 2011, foram registrados 78 notificações e desses oito casos foram confirmados/ laboratório; seis casos foram dengue clássico, sem complicação; um caso com complicação; um caso com febre hemorrágica e nenhum caso de síndrome do choque da dengue.

Já no mês de fevereiro de 2011, dos 13 casos notificados, um foi confirmado/laboratório; um foi descartado. O caso confirmado foi o de dengue hemorrágica. Todos os outros 11 casos estão em investigação.