Academia da Cidade e CAPS promovem carnaval para integrar usuários do SUS

Saúde
25/02/2011 08h26
Início > Noticias > 44829

Duas festas carnavalescas organizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vão reunir profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular a adoção de hábitos saudáveis. O primeiro evento será o carnaval da Academia da Cidade, que vai integrar participantes dos 15 pólos do programa. A folia acontece nesta sexta, 25, no Gonzagão, localizado no conjunto Augusto Franco, das 16h às 20h.

Já no dia 3 de março será realizado o tradicional carnaval da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), com a participação de usuários e seus familiares, além dos profissionais que atuam nos seis Centros de Atenção Psicosocial (CAPS) e nas quatro Residências Terapêuticas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O cortejo carnavalesco vai ser comandado pelo bloco Mania de Folia, organizado na própria Reap. A concentração será às 14h, na principal praça do Siqueira Campos.  

Dentro da programação do carnaval da Academia da Cidade, os integrantes dos pólos se apresentarão em cortejo e com coreografias ensaiadas. A ação visa divulgar as atividades e estimular mais pessoas a se cadastrarem no programa. "Mobilizamos os usuários dos 15 pólos para concorrerem aos títulos de melhor fantasia, melhor estandarte e melhor sambista da festa. No início da programação, os professores e estagiários do programa preparam aulas de ginástica alegres para aquecer os foliões", conta a coordenadora do Programa Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Sayonara Carvalho.

Inclusão

A coordenadora da Reap, Carina Cunha, afirma que devem participar do carnaval da Saúde Mental cerca de 500 pessoas, entre usuários, familiares e trabalhadores. "O carnaval é mais uma ações de inclusão social para aqueles que convivem com transtornos mentais. A iniciativa faz parte das nossas festividades anuais oferecidas para o público dos CAPS. As atividades também contribuem para a disseminação dos princípios da reforma psiquiátrica, do movimento antimanicomial e a divulgação dos serviços prestados pela PMA nesse setor", informa. 

Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, os dois eventos reafirmam as estratégias do SUS de ampliação das ações de promoção à saúde. "Além das medidas para melhorar a assistência aos usuários com a regularização de consultas, exames especializados e a despensação de medicamentos, as unidades e programas da Saúde têm buscado estimular hábitos saudáveis entre os aracajuanos. E congregar os usuários e servidores em clima de alegria é, sem dúvida, uma excelente maneira de melhorar os relacionamentos e a saúde dos participantes", avalia o secretário.