Edvaldo participa da troca de comando na PM

Agência Aracaju de Notícias
16/02/2011 06h58

O ex-secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Aelson Resende, assumiu na noite dessa terça-feira, 15, o comando da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), substituindo o coronel José Carlos Pedroso. A solenidade de passagem do cargo, que foi presidida pelo governador Marcelo Déda, aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Aracaju. Ao lado de outras autoridades, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou a cerimônia e fez questão de parabenizar o novo comandante, desejando a ele sucesso em sua nova função. 

Para Edvaldo, a renovação do comando é positiva porque possibilita o início de mais uma etapa de conquistas importantes para a PM. "As expectativas são as melhores possíveis. Espero que o coronel Resende dê continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo coronel Pedroso. Hoje a polícia sergipana está estruturada, equipada e bem remunerada. Agora o desafio é intensificar o trabalho preventivo e também as ações punitivas. A polícia deve ser dura e implacável com os criminosos e amiga dos cidadãos de bem’’, afirmou o prefeito de Aracaju.

O governador explicou que a troca de comando da PM faz parte de um processo mais amplo de remanejamentos proposto pelo secretário de Segurança Pública. ‘’Essas mudanças na Polícia Militar e na Polícia Civil visam oxigenar as organizações da Segurança Pública e prepara-las para os novos desafios. Temos conseguido bons indicadores e muitos avanços, mas ainda temos problemas. Precisamos avançar na prevenção do crime e colocar mais gente nas ruas, otimizando os recursos que já temos e realizando um novo concurso público’’, destacou Déda.

O novo comandante da PM/SE afirmou que encara o desafio com coragem e muita vontade de ajudar na resolução dos problemas ainda existentes e na consolidação das conquistas. "A missão é marchar para frente, manter as vitórias, encarar os inimigos e consolidar a paz. Mas não poderei encarar essa batalha sozinho. Vou precisar do apoio e da colaboração de todos os  homens e mulheres que fazem a Polícia Militar do nosso estado’’, conclamou o coronel Resende.

Agradecimentos

Ao deixar o cargo, o coronel Pedroso agradeceu o apoio que recebeu da tropa e afirmou que a missão dada a ele foi cumprida. Em seu discurso de despedida, o ex-comandante da PM/SE enumerou algumas das conquistas alcançadas durante o período em que esteve à frente da corporação. Segundo ele, as principais foram os avanços nas negociações salariais e a melhoria da remuneração, a modernização da PM, o resgate do valor da hierarquia e a aquisição de armas, equipamentos e veículos, além da realização de cursos e reformas estruturais.

Após a leitura da exoneração do comandante substituído, Marcelo Déda elogiou a competência e o empenho do coronel Pedroso, que comandou a Polícia Militar durante 1 ano e 9 meses, ajudando a transforma-la em uma polícia modelo. O governador também lembrou que a PM/SE tem hoje um dos melhores salários do país e que Sergipe é o estado do Nordeste com maior investimento per capita em segurança pública.

"A tropa que o coronel Pedroso deixa não é a mesma tropa que ele encontrou. As melhorias das condições de trabalho nos últimos quatro anos são indiscutíveis porque nunca um governo investiu tanto em segurança como nós fizemos. É por isso que os policiais militares hoje se sentem valorizados, têm mais auto-estima e trabalham melhor. Mas a sociedade tem o direito de cobrar uma atuação ainda mais qualificada daqueles que têm a missão de garantir a segurança pública, e eu tenho a convicção de que vocês podem fazer mais e melhor pelo povo de Sergipe’’, disse o governador.

Currículo

Natural de Porto da Folha, Aelson Resende Rocha tem 46 anos, dos quais 26 dedicados à Polícia Militar. Além de secretário adjunto de Segurança Pública de Sergipe, o novo comandante da PM/SE comandou a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), foi sub-comandante do 3º BPM, comandante da Companhia de Radiopatrulhamento (CPRp), comandante da Guarda Municipal, diretor do Presídio Militar e comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC).