Para proporcionar mais conforto aos estudantes, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está reformando mais uma unidade de ensino da capital. A escola Professor José Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo, zona norte da cidade, já começou a ser totalmente revitalizada.
Orçada em R$ 639.899,93, a obra consiste na reforma e ampliação do prédio. As salas de aula, secretaria, cozinha e banheiros vão passar por uma grande transformação. As redes hidráulica e elétrica serão substituídas e a quadra poliesportiva receberá cobertura. Também será construído um jardim e uma área verde destinada ao plantio de mudas, onde os alunos poderão aprender a utilizar de forma sustentável os recursos naturais.
A obra está em fase inicial. Oito operários trabalham de segunda a sábado na execução dos serviços. Esta semana, as equipes realizam a retirada das cerâmicas das paredes das salas e a substituição do revestimento por um tipo mais resistente. Algumas salas já estão recebendo novo acabamento.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em cinco meses. De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a obra atende a uma demanda da comunidade e atesta o compromisso da administração municipal com a melhoria e expansão da rede de ensino.
"Desde o ano passado, quando inauguramos duas novas unidades, a Prefeitura de Aracaju está realizando um amplo programa de reestruturação do sistema de educação pública da capital. Ainda em 2010 iniciamos a reforma e ampliação de sete unidades que já estão em fase de conclusão. Neste primeiro semestre temos mais três escolas em obras, entre elas a José Alencar Cardoso", antecipa o engenheiro.