A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) otimizou a escala de médicos no Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte). Com isso, há três semanas o serviço de urgência para adultos voltou à normalidade. A PMA também vem mantendo regular a escala de pediatras na Urgência do Hospital Municipal Fernando Franco (Zona Sul). Outra medida que melhorou o atendimento à população foi a garantia de profissionais na Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel, reaberta no dia 16 de fevereiro, através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a Prefeitura de Aracaju vem priorizando a regularização da escala do Hospital Zona Norte, a partir de mudanças no gerenciamento da unidade. Entre outros desafios a serem superados a curto e médio prazo estão a regularização da escala de clínicos na Urgência Geral do Hospital Zona Sul, a humanização do atendimento e a valorização dos profissionais de Saúde.
"Melhoramos consideravelmente o gerenciamento da Urgência do Nestor Piva. As mudanças na gestão local contaram com a determinação de dois importantes profissionais, o médico Bruno Góis e o odontólogo João dos Santos Júnior. Eles demonstraram perfil adequado e um maior grau de responsabilidade. Nesse processo de mudanças, eles envolveram todas as equipes médicas, de enfermagem, odontologia e técnicos administrativos, em busca de melhorias no atendimento no setor de Urgência. E deu certo!", conta Silvio Santos.
Ainda de acordo com Silvio Santos, no Hospital Fernando Franco foram adotadas medidas como novas contratações de profissionais. Porém, o secretário afirma que a solução definitiva para os problemas de atendimento é a realização de um novo concurso púbico, que deverá ser anunciado em breve.
Humanização
"Quem procura os serviços de saúde está no seu limite, num momento de sofrimento. E para melhor atender ao usuário, estaremos realizando capacitações e fóruns sobre humanização do atendimento, para que possamos acolher cada vez melhor os usuários", afirma Silvio Santos, acrescentando que as capacitações estão sendo organizadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Secretaria Municipal de Saúde.
O coordenador geral do Hospital Nestor Piva, João dos Santos Lima Junior, informa que, por turno, a escala de profissionais conta com dois médicos-diaristas na enfermaria, quatro médicos-clínicos, dois ortopedistas, dois cirurgiões e um médico de ultra-sonografia. Na enfermaria, por turno, atuam quatro enfermeiros, 25 auxiliares e técnicos de enfermagem, um biomédico, dois técnicos de laboratório, um auxiliar de laboratório, um farmacêutico e 13 suportes administrativos.
Esses últimos estão lotados em diversas áreas, como recepção, almoxarifado e arquivo. Também em cada turno, trabalham no Hospital Zona Norte sete agentes de limpeza e oito de vigilância. Já a Urgência Odontológica tem um odontólogo e um auxiliar de Saúde Bucal. A Urgência Odontológica funciona das 19h às 7h de segunda a sexta, e 24h nos finais de semana e feriados.
Santa Isabel
Desde o dia 16 de fevereiro, a reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel tem assegurado um atendimento tranquilo. As atividades foram retomadas após um esforço conjunto do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, que buscaram solucionar a crise da pediatria na capital sergipana.
Com 15 leitos de observação e 25 de internamentos, dois pediatras por turno e um pediatra-diarista, a urgência está preparada para atender a comunidade. "A reabertura da Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel é o resultado dos entendimentos entre os governos estadual e municipal para a expansão dos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju", afirma Silvio Santos.
Segundo o secretário, desde o dia 17 de janeiro técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participam de reuniões regulares, acordadas e anunciadas pelo governador Marcelo Déda e pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.