No final da manhã desta segunda, 21, o secretário chefe de gabinete, Bosco Rolemberg, e a secretária municipal de Administração, Lucivanda Nunes, receberam uma comissão do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Município de Aracaju (Sacema). O objetivo foi discutir, mais uma vez, a pauta de reivindicações da categoria.
De acordo com Bosco Rolemberg, a PMA apresenta uma série de limitações financeiras e, por isso, não pode firmar compromissos que não possam ser cumpridos. "Como já colocamos para as outras categorias da área da saúde, fatores como o acréscimo de 19% na folha de pagamento, em função do aumento das despesas com novas contratações e abertura de concursos, não permitem uma concessão maior para nenhuma categoria, além do reajuste salarial linear", explicou.
Ainda segundo Bosco, no ano passado, a situação financeira do município permitiu a concessão de benefícios específicos para a categoria. "Fora o reajuste salarial de 9%, que representou um acréscimo de R$ 60 milhões na folha do município, as principais concessões foram a passagem do nível 1 para o nível 2, gratificação para servidores do PSF, para trabalhos considerados de risco e para profissionais com titulação, sendo de 4% para ensino médio e 5% para ensino superior", ressaltou.
A secretária da Administração destacou que a situação dos agentes de saúde é a mesma dos outros servidores da PMA. "O agente hoje está inserido no mesmo contexto de todos os outros servidores do município que estão reivindicando melhores salários. É importante ressaltar que a Prefeitura vem tentando avançar e esperamos que a categoria também compreenda a situação. Este mês já vai entrar o pagamento referente a atualização do percentual de 4% e 5% retroativo", informou.
Reajuste
O prefeito Edvaldo Nogueira vai anunciar o valor do reajuste salarial linear dos servidores do município nesta terça-feira, 22, às 16h, no Centro Administrativo. As negociações salariais envolvendo todas as categorias começaram no mês de dezembro do ano passado. A Prefeitura de Aracaju se antecipou e ouviu os servidores para construir uma política salarial justa.