O prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de prestigiar a palestra do deputado federal Aldo Rebelo (SP), proferida na noite dessa segunda-feira, 21, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae). Rebelo falou sobre as alterações que propõe ao Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei nº 1.876/99), do qual é relator. O texto do deputado, que já foi aprovado em comissão especial, aguarda votação no plenário prevista para o mês de março.
A palestra faz parte da programação da 1ª Feira de Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), que teve início ontem, 20, e segue até o próximo domingo, 27. Logo no início de seu discurso, Aldo Rebelo destacou a satisfação em visitar Aracaju. "Agradeço muito ao convite da organização do evento. Não poderia deixar de prestigiar meu querido amigo Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, que muito me orgulha e me honra enquanto companheiro de longas datas", afirmou Aldo.
Projeto
O deputado federal garante que o seu texto sobre o Novo Código Florestal Brasileiro leva em conta os interesses de todos os envolvidos no setor da agricultura: dos produtores rurais aos ambientalistas, cada um com suas peculiaridades. "A adaptação que eu proponho ao Código tem como objetivo proteger tanto os agricultores quanto o meio ambiente. Não tem sentido mexer [no Código] e deixar todos os agricultores na ilegalidade. O que eu procuro é uma solução concreta para um problema concreto. No Brasil, vários agricultores estão em situação ilegal. Isso precisa ficar muito claro", afirmou Rebelo.
Outro ponto de destaque diz respeito à liberação da agricultura em áreas onde seria proibido o plantio. Para o deputado, dá para conciliar o plantio com a preservação do meio ambiente. "Na China e na Índia, se planta arroz há 2000 anos em várzeas e o meio ambiente desses países não foi prejudicado por esse plantio. É claro que temos que tomar cuidados, mas você não pode proibir o uso dessas áreas. Outra coisa são os morros: como você vai proibir agricultura em topo de morro? Vai proibir isso na Europa, vai impedir isso na Bolívia, no Peru. Vai acabar a economia nesses países. Então, tem que analisar as coisas com razoabilidade", disse.
Presenças
Além do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também estiveram presentes ao evento o presidente da Federação Sergipana de Agricultura e Pecuária (Faese), Eduardo Silveira Sobral; o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), José Macedo Sobral; o presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto; o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos; o presidente do Incra, Jorge Tadeu Jatobá; a presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase), Maria Lúcia Moura; e a o comandante do Pelotão Ambiental da Polícia Militar de Sergipe, Josenilton Alves.
Currículo
Aldo Rebelo é jornalista e escritor. É deputado federal eleito pelo Estado de São Paulo por seis vezes consecutivas. Também foi presidente da Câmara dos Deputados e ministro da Coordenação Política do Governo Lula. É filiado ao PCdoB.