O Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, mantido desde 2006 pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e pelo Ministério da Cultura (MinC), foi criado com o objetivo de incentivar a produção audiovisual, priorizando a capacitação de videomakers e outros profissionais envolvidos na elaboração de peças audiovisuais. Para isso são oferecidos, durante todo o ano, cursos gratuitos ministrados por professores e produtores renomados.
As atividades programadas para 2011 já começaram. Na última sexta-feira, 19, o NPD deu início aos encontros do Cineclub do Instituto Kipá. A proposta é formentar as discussões sobre cinema, interligar a teoria à prática e formar novos realizadores no cenário do audiovisual sergipano.
Para isso são agendadas reuniões semanais no Núcleo, com exibição de documentários brasileiros seguida de debates. O primeiro encontro foi marcado pela discussão do artigo ‘Uma estética da Fome', escrito pelo cineasta Glauber Rocha. Foram selecionados 15 alunos para participar dos debates, que acontecem sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h.
Curso
Além das reuniões do Cineclube do Instituto Kipá, o NPD também está promovendo, desde o final de janeiro, um curso profissionalizante de edição de vídeo destinado a alunos do bairro Santa Maria. O curso, realizado em parceria com o Instituto Recriando, é uma oportunidade para que os jovens tenham contato com equipamentos, aprofundem seus conhecimentos e se tornem aptos a produzir conteúdos audiovisuais.
As aulas acontecem no laboratório de edição de vídeo do Núcleo de Produção Digital, às terças e quintas, das 13 às 17h, durante três meses. Para mais informações sobre a programação deste ano, basta ligar para telefone do NPD é o (79) 3211-1505.