Obras do Museu do Mangue estão em fase conclusiva

Infraestrutura
22/02/2011 14h47
Início > Noticias > 44882

Muito em breve aracajuanos e turistas poderão desfrutar uma nova opção de lazer, onde a preservação do ecossistema de mangues, a contemplação da natureza e o fomento à pesquisa estarão unidos em um só local. Executadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em parceria com o Ministério das Cidades, as obras do Complexo do Museu do Mangue seguem em ritmo acelerado.

Com investimentos da ordem de R$ 1.671.627,27, o complexo está sendo edificado na avenida Desembargador Antônio Góis, próximo à Maré do Apicum, no bairro Coroa do Meio. Dividido em quatro áreas, o complexo conta com quiosques, centro produtivo, núcleo de apoio aos pescadores, píer, módulo de apoio à saúde, espaços para a realização de oficinas, palestras, exibição de vídeos e exposições, dois atracadouros, estacionamentos para carros e ônibus de turismo, além de três quadras de esportes.

Executada por uma equipe composta por 40 profissionais, a obra segue em ritmo acelerado. Esta semana os operários trabalham na finalização do estacionamento do centro produtivo e na pintura dos corrimãos dos cinco quiosques. A construção do horto e da casa de mudas também já está sendo concluída, assim como o núcleo de apoio ao pescador, que recebe os últimos acabamentos.

Ecossistema

De acordo com o diretor de obras da Emurb, engenheiro Gilvan Sandes, a iniciativa tem como uma das principais preocupações a preservação do ecossistema de mangues. "O Museu do Mangue contribuirá de forma avançada na elaboração de pesquisas científicas sobre a biodiversidade existente nos manguezais. A expectativa é de que o empreendimento seja concluído em meados de março", antecipa.