Escolas municipais de ensino fundamental iniciam ano letivo

Educação
22/02/2011 17h45
Início > Noticias > 44884

O ano letivo para alunos de escolas municipais de ensino fundamental teve início nessa segunda-feira, 21. Mesmo com o encerramento do período de matrícula, que começou no dia 17 de janeiro e terminou em 4 de fevereiro, pais ainda podem matricular seus filhos, a depender da disponibilidade de vagas na unidade de ensino do seu interesse.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, localizada no bairro Suissa, o primeiro dia de aula foi marcado pelo grande fluxo de pessoas interessadas nas vagas a serem preenchidas. "Aguardamos ainda efetivar um bom número de matrículas no período da noite, já que a maior parte dos alunos trabalha e prefere trazer a documentação no momento em que vem participar das aulas", explica a coordenadora geral da Emef, Marleide Lucena.

De acordo com ela, no turno da manhã os novos alunos foram surpreendidos com uma recepção calorosa. "A acolhida é muito importante para que o estudante se sinta bem aceito pelos professores e demais colegas no novo ambiente escolar. Isso o tornará mais apto a aproveitar os conteúdos disciplinares", acrescenta a coordenadora.

Receptividade

Como forma de estimular os novos alunos, a escola está preparando uma programação diferenciada para a primeira semana de aula, com seminários e apresentações teatrais. "Nas próximas semanas, desenvolveremos atividades diversificadas com foco na educação ambiental. É uma forma de dinamizar a aprendizagem, despertando o gosto pela busca de novos conhecimentos", destaca.

Encerrando a programação, no dia 25 de fevereiro um grupo teatral envolverá os estudantes, que receberão uma cartilha sobre os direitos assegurados às crianças e aos adolescentes. Nos dias seguintes, com o objetivo de apresentar a cultura negra aos alunos da Emef. Freitas Brandão e também desconstruir a ideia do preconceito, será dado início ao projeto pedagógico ‘Consciência Negra: a África em nós', cujas atividades extraclasses enaltecerão a diversidade e a construção da identidade racial na cultura brasileira.

Avaliação

Para a professora da 4ª série Maria dos Anjos Silva, o primeiro dia de aula é também um momento oportuno para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. "Inicialmente, foram desenvolvidos exercícios das quatro operações para avaliar os conhecimentos em matemática", explicou Maria.

Para a aluna Alessandra Silva, 10 anos, o primeiro dia de aula é sempre motivo de alegria, já que é o momento de rever os colegas de classe e de conhecer os calouros. "Além disso, é muito bom poder estudar numa escola que tem bons professores e que fica bem próximo a minha casa", conta a menina, que estuda na escola desde a 2ª série.

Divulgação

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou uma ampla campanha de divulgação do período de matrículas, com panfletagens e exposição de faixas nas fachadas das escolas. Também foram utilizados busdoors nos veículos de transporte coletivo da capital e realizadas chamadas públicas em veículos de comunicação para convocar pais e alunos.

Confira as localidades, cujas unidades de ensino ainda disponibilizam vagas:

Bairros

Quantitativo de vagas em escolas municipais de ensino fundamental

Farolândia

8

Atalaia

206

Novo Paraíso

271

Soledade

68

Santo Antônio

147

Suissa

216

Cidade Nova

91

Olaria

125

São Conrado

40

América

382

Bugio

118

Bairro Industrial

175

Santos Dumont

10

18 do Forte

110

Santa Maria

74

Coroa do Meio

236

Ponto Novo

260

Siqueira Campos

77

Zona de Expansão

50

Capucho

45