Nos dias que antecedem o final de seu mandato na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Reinaldo Moura tem se dedicado a visitar órgão públicos e veículos de comunicação de Sergipe. Na tarde desta terça, 22, o conselheiro esteve no gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira para agradecer as parcerias firmadas entre o TCE e a Prefeitura de Aracaju nos últimos dois anos. Na presidência até o dia 1º de março, Reinaldo Moura deixa o cargo para assumir a Corregedoria do Tribunal de Contas e o controle da fiscalização da área em que está incluída a capital sergipana.
O conselheiro relembrou que no início de sua gestão esteve na prefeitura para dizer a Edvaldo Nogueira que estava à disposição da administração municipal. "Estabelecemos uma relação de entendimento institucional com a Prefeitura de Aracaju. Agora eu venho dizer que saio agradecendo as percerias que firmamos. Ao assumir novos cargos, coloco a mesma disposição que tive enquanto presidente", afirmou.
Moura comentou ainda que a decisão de manter o canal aberto com os diversos órgão que compõem o Estado é um meio muito eficiente de evitar erros. "Quanto mais contato os gestores mantêm com Tribunal de Contas, menos eles cometem infrações. E quanto menor for a incorrência de erros, melhor para a sociedade", argumentou.
Para o prefeito, Reinaldo Moura teve uma impotância muito grande frente ao TCE. Edvaldo observou que o conselheiro assumiu a presidência em um momento de muita turbulência, tanto administrativa, quanto com relação à imagem do órgão ante a sociedade. "Dois anos depois a gente sente que o Tribunal de Contas recuperou o prestígio, a imagem de confiança e a ligação com a sociedade", pontuou.
"Fico muito feliz de poder compartilhar desse dois anos em que Reinaldo Moura esteve à frente do TCE. Feliz porque estabelecemos uma parceria em que Prefeitura de Aracaju ganhou muito, pois buscamos, através do espaço aberto pelo tribunal, um meio de errar menos", disse o prefeito, ao destacar que nos últimos anos o trabalho do TCE esteve voltado à prevenção de infrações, adotando a prática de antercipar-se, alertando a iminencia do erro para que o gestor pudesse corrigir.
Currículo
Reinaldo Moura Ferreira, natural de Japaratuba, é jornalista e radialista. Foi vereador do município de Aracaju, deputado estadual por seis mandatos e presidente de várias comissões técnicas da Assembléia Legislativa , incluindo o a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e da Mesa Diretora. É conselheiro do Tribunal de Contas desde 2001, em março de 2009 assumiu a presidência, encerrando o mandato no próximo dia 01 de março.