Cuidados básicos ajudam a evitar problemas durante o período chuvoso

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2011 11h40
Início > Noticias > 44896

Chuvas fortes e constantes são características deste período do ano. Por conta disso, além de transferir famílias moradoras de áreas de risco para casas seguras, a Prefeitura de Aracaju reforça o trabalho de monitoramento e conscientização dos moradores. As ações são realizadas pela Defesa Civil Municipal, órgão que prioriza a atuação preventiva. Embora a Defesa Civil preste um serviço contínuo, a população deve adotar alguns cuidados básicos para evitar transtornos e diminuir o risco de estragos causados pelas chuvas.

Em caso de alagamento ou enchente, os moradores devem desligar aparelhos elétricos e eletrônicos e fechar o registro da entrada de água e gás. Outra recomendação é remover lixo e entulho para áreas não sujeitas a enchentes. Limpar telhado, calhas e condutores também é fundamental no período chuvoso. Mas uma das medidas mais importantes é não jogar o lixo em córregos, canais, terrenos baldios ou mesmo nas ruas.

Caso a pessoa tenha que passar com seu veículo por um ponto de alagamento, deve-se diminuir a velocidade e manter a distância do veículo da frente; parar o automóvel em locais mais altos e livres de enchente; certificar, através do rádio ou telefone móvel, qual o melhor itinerário a ser seguido, a fim de escapar das áreas alagadas.

Já depois da inundação, os cuidados necessários são o de evitar o contato direto com a água da chuva; não atravessar ruas muito alagadas, para não correr o risco de ser arrastado pelas águas; não usar equipamentos elétricos molhados ou que estejam inundados; ficar atento em casos de vento muito forte que possam causar a queda de árvores, fios, postes, semáforos; lavar e desinfetar os objetos atingidos pela enchente com uma mistura de um copo de água sanitária para cada balde de 20 litros de água limpa, utilizando luvas e botas de borracha.

Deslizamento

Em locais com grande risco de deslizamento, as recomendações da Defesa Civil são de que os moradores prestem atenção ao aparecimento de trincas e rachaduras no solo; inclinações de árvores, postes, cercas ou muros; rachaduras nos pisos ou paredes das casas; rebaixamento de terreno ou surgimento de degraus nas encostas; escorregamento de terra nas proximidades. Qualquer dessas ocorrências devem ser comunicadas aos órgãos públicos através dos telefones 3218-7817 (Defesa Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Centro de Integrado de Segurança Pública - Ciosp).

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Nicanor Moura Neto, outra medida capaz de evitar acidentes é que a população não construa residências em locais suscetíveis a deslizamentos. "É imprescindível que a população não construa suas casas em encostas ou áreas com grandes possibilidades de deslizamento. Na verdade, antes de qualquer construção é necessário que os moradores obtenham a autorização dos órgãos públicos responsáveis por acompanhar e vistoriar as obras em andamento na cidade", orienta.