Caju na Rua encanta turistas e aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2011 15h22
Início > Noticias > 44898

Há mais de 10 dias ocupando os principais pontos turísticos da cidade, o projeto Caju na Rua tem despertado a atenção de aracajuanos e turistas. Com cerca de 1,80 metros, as 11 estruturas em fibra de vidro no formato de caju revelam a identidade de alguns dos grandes artistas sergipanos. Cada um imprime sua marca e expressa a sergipanidade presente em sua obra.

Dos singulares retalhos de Hortência Barreto às formas das conhecidas charges de Edidelson Silva, os cajus exibem a produção artística do Estado e embelezam ainda mais locais como a Orla de Atalaia e a avenida 13 de Julho, ambos pontos de passagem obrigatória para aracajuanos e visitantes.

Atenta a cada detalhe da capital sergipana durante passeio pelo Centro de Cultura e Arte, na Orla de Atalaia, a turista Mitsy Moreira afirmou estar encantada com o projeto idealizado pelo artista plástico Fábio Sampaio e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju.

"O caju é lindo. Produzido por artistas daqui, ele nos remete à ideia de identidade da cidade e seu povo. Intervenções como essa são uma forma diferente de expressar e despertar o pertencimento da população e também mostrar o que a cidade produz aos que a visitam", disse Mitsy.

Acompanhada por alunos do sexto ano de uma escola da rede privada, a professora de História Tânia Maia destacou o simbolismo do caju para a capital sergipana. "Embora não haja nada comprovado na história, se diz que quando aqui chegaram os primeiros habitantes, a fruta que mais tinha era o caju. Dessa forma, acho válida essa iniciativa, uma vez que há uma simbologia com a cidade e também por exibir trabalhos de artistas sergipanos", afirmou.

Caju na Rua

Idealizado pelo artista plástico Fábio Sampaio, o projeto consiste na exposição de 11 grandes esculturas com temáticas recorrentes de 11 artistas sergipanos. Participam do projeto, além do próprio Fábio, os artistas Elias Santos, Antônio Cruz, Hortência Barreto, Edidelson Silva, José Fernandes, Eduardo Fabião, Alan Adi, Ana Denise, Madureira e João Valdênio.

Os cajus estão espalhados em pontos estratégicos da cidade, a exemplo da Colina do Santo Antônio, Mercado Central, Mirante da 13 de Julho, Parque Augusto Franco (Sementeira), Centro Cultural da Orla, Passarela do Caranguejo, Aeroporto, Orlinha do Bairro Industrial, Farolândia e praça Tenente Rodrigues Fontes (antigo farol).