Quem prestigiou a edição da última segunda-feira, 21, da Rua da Cultura, ficou encantado com a variedade de ritmos musicais em apenas uma noite. O evento recebeu artistas sergipanos que, aos poucos, ascendem na cena independente do estado. Dessa vez, subiram ao palco Aldemir Barros, a banda Axell, o grupo U-Zotroz Diconduta, além do DJ Lilo.
Iniciando a noite, Aldemir Barros tocou canções de Zeca Baleiro, Leoni, Cidade Negra, Vander Lee e outros artistas consagrados na MPB, enquanto preparava o público para as outras performances. Após o clima ‘voz e violão', foi a vez da banda Axell espalhar seu rock teen. Formada no conjunto João Alves por Ruan Justin (voz), Bru Gomes (baixo), Txi Gomes (guitarra) e Ed Robert (bateria), a banda tocou pela segunda vez na Rua da Cultura, com músicas já conhecidas pelo público, como 'Nossa História', 'Me Leve com Você' e 'Difícil e Complicada'.
Para Ruan, voltar ao palco da Rua da Cultura é mais uma oportunidade de continuar difundindo seu trabalho. "Vamos completar um ano de banda agora em abril e essa é segunda vez que tocamos aqui em menos de quatro meses. Somos muito gratos por termos esse espaço. É a melhor forma de difundir nossa música e nossa identidade", completou o vocalista.
Rap
Logo após o rock do Axell, foi a vez do DJ Lilo (que até então havia apresentado um repertório eletrônico nos intervalos entre as apresentações) apresentar o grupo de rap do qual faz parte, o SMP (Sistema Musical Periférico). Com os vocais ágeis de MC Xandão e MC Formiga, o grupo do bairro Santos Dumont mostrou resistência nas rimas de 'Graffiti' e 'Mãe'.
Foi com muito apoio dos fãs, que o U-Zotroz Diconduta iniciou a apresentação que fecharia a noite. Os rappers MC Xandão, Afrosamurai, Fosco e Gimmick foram os responsáveis pelas rimas que chamaram a atenção do público. A performance ainda contou com a presença do rapper Hot Black. "Diferente de outros projetos que temos, o ‘Diconduta' faz mais misturas musicais, aliando nossa linguagem com sons bem diferentes. Gostamos de chamar isso de ‘rap de auto-estima'", concluiu MC Xandão. Carismáticos, os artistas conquistaram o público interpretando canções como ‘Vou Vencer', ‘Exijo Respeito' e ‘Arte do Conceito'.
Para o produtor Betto Vidall, a Rua da Cultura têm cumprido bem o seu papel. "Esta é a vitrine de tudo que o artista sergipano produz, funcionando muito bem para aqueles que estão começando, que tem força de vontade, mas lhe falta um espaço para divulgar seu trabalho. Dar visibilidade e acessibilidade ao artista local é o objetivo principal desse projeto", concluiu.
Baggio Sedado
O sucesso crescente da banda The Baggios e a boa receptividade do documentário ‘Baggio Sedado' foram motivos suficientes para que a Rua da Cultura reprisasse o curta-metragem co-dirigido por Diego Oliveira e Júlio Andrade no intervalo entre as apresentações musicais.
O filme narra, através de vários depoimentos, a trajetória do artista José Sinval dos Santos, conhecido popularmente como ‘Baggio'. Natural de São Cristóvão, o andarilho que chamava a atenção da vizinhança por conta do seu modo de se vestir e se expressar conquistou respeito dos roqueiros (e conterrâneos) Júlio Andrade e Lucas Goo.
Em 2004, inspirados na sua vida e obra, os jovens músicos fundaram a banda que atualmente se apresenta nos mais importantes festivais de música do estado, como o Projeto Verão, onde tocaram no palco principal este ano e em 2010. O documentário vai além e também aborda o relacionamento conturbado da sociedade com a chamada 'loucura'. Os documentaristas vão fundo ao dissecar o conceito da normalidade. Sem dúvida, 'Baggio Sedado' deu um show a parte.