Na manhã desta quarta, 23, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram à diretoria do Sindicato dos Enfermeiros as ações já adotadas para melhorar as condições de trabalho da categoria. Entre elas estão os projetos de adequações físicas e estruturais nas redes Básica, de Urgência e Especializada.
Na reunião com os enfermeiros, a SMS estava representada pelas diretorias da Atenção Primária, da Gestão do Trabalho, da Atenção à Saúde Complementar e do Planejamento Estratégico. "O objetivo da gestão é avançar nas melhorias das condições de trabalho e, consequentemente, na prestação do serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]", afirma a diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (DAPVIS), Ana Márcia Menezes.
De acordo com ela, várias medidas já foram implementadas e outras tiveram os processos de licitação desencadeados. Do projeto arquitetônico, estão sendo atendidas as demandas referentes à transferência do Serviço de Tuberculose e Hanseníase, a criação da sala para áudio-visual, no Serviço de Endocrinologia; colocação de oximetro na Sala de Estabilização da Cardiologia e adequação do CME/ Sala de Esterilização.
O projeto também prevê a climatização da Sala de Acolhimento dos hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco, a ampliação da Sala de Observação Adulta nos dois hospitais municipais, estruturação de sala para isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas no hospital Zona Norte, duplicação da sala de estabilização do hospital Zona Norte e a implantação de sala para procedimentos invasivos.
Diálogo
Segundo Ana Márcia, o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, assim que tomou posse, em novembro de 2010, iniciou as conversas com os representantes dos trabalhadores da Saúde para ouvir as reivindicações de cada categoria. O primeiro sindicato a ser convidado foi o dos enfermeiros. Este ano, a gestão recebeu por duas vezes a diretoria do Sindicato dos Enfermeiros e vem adotando todas as medidas para cumprir o que foi acordado. A penúltima reunião foi realizada no dia 14 de fevereiro.
"A gestão acelerou o processo de aquisição para a imediata instalação dos novos condicionadores de ar, colocando equipamentos onde não tinha e substituindo todos os aparelhos antigos das unidades e hospitais. Já foi iniciada a recuperação da central de refrigeração do Hospital Nestor Piva e estão em processo de instalação quatro centrais de refrigeração em unidades de maior porte", enumera a diretora.