Um misto de emoção e nostalgia marcou mais uma edição do Baile dos Idosos, uma das maiores prévias carnavalescas de Aracaju. Embalados por canções que animavam antigos carnavais, os idosos deram demonstração de vitalidade na festa organizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O baile aconteceu na tarde desta quinta-feira, 24, no Clube do Banese, localizado no bairro Coroa do Meio.
Máscaras e fantasias foram alguns dos elementos presentes na super produção preparada pela Prefeitura de Aracaju para levar ainda mais alegria aos integrantes dos grupos de convivência formados nos equipamentos sociais da Semasc. A banda Los Guaranis comandou a folia e garantiu a felicidade de mais de 1.000 idosos.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, acompanhou de perto a festa e destacou a energia dos participantes. "O carnaval dos idosos já é uma tradição em Aracaju. A energia, a espontaneidade e a disposição das pessoas da terceira idade são um exemplo para todo mundo. Este ano, na prática, a festa está servindo de abertura para o nosso carnaval e o repertório musical fez a alegria de várias gerações", registrou.
Bosco Rolemberg também passou a faixa para o Rei Momo do Baile dos Idosos, coroado na festa. "É com muita alegria que trago o abraço do prefeito Edvaldo Nogueira e que passo a faixa para o Rei Momo, que representa toda a alegria inspiradora de vocês", ressaltou o secretário.
Satisfação
A animada, a aposentada Maria de Lourdes, integrante do grupo de convivência do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamim Alves de Carvalho, disse que a festa traz à tona as lembranças das brincadeiras dos antigos carnavais. "É ótima a animação dos idosos, porque muitos não têm momentos de diversão como este. Além disso, temos a oportunidade de recordar os velhos tempos, e essa emoção é a mesma que sentia há alguns anos", afirmou.
O sorridente Oiama Souza Pinto, da Unidade Sócioeducativa (Use) Jardim Esperança, fez questão de agradecer todos os funcionários da Semasc que organizaram o evento. "O carnaval é uma festa bonita de um povo animado. Um obrigado a todos os organizadores por terem proporcionado a todos nós esta festa, esta mistura carnavalesca tão deliciosa", destacou satisfeito.
Oportunidade
Dona Ivonete Vieira, integrante do grupo de idosos do Serviço Social do Comércio (Sesc), contou emocionada que essa foi a primeira vez que participou de um baile de carnaval. "A festa é maravilhosa, principalmente para mim, que nunca participei de bailes de carnaval, nem mesmo em minha juventude. Essa emoção é inexplicável, porque só agora depois de idosa é que pude fazer parte de um carnaval", contou.
Para a coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência Social, Yolanda Oliveira, o baile busca resgatar os carnavais de clubes das décadas de 70 e 80. "O objetivo, realmente, foi realizar o carnaval com os idosos, não só para àqueles atendidos pela Semasc, mas para vários idosos de Aracaju. Esse é um momento de confraternização e de resgate dos velhos carnavais nos clubes que existiam em Aracaju", disse.
Presenças
Estiveram presentes no evento a vereadora Karla Trindade, a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Sousa Paes Lima, além de diversos coordenadores e equipe técnica.