O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 25, ao radialista George Magalhães, que comanda o programa Liberdade Sem Censura, na Liberdade FM. No cargo desde a última terça, o secretário fez questão de ressaltar seu compromisso com a erradicação da pobreza na capital. "Quero deixar bem claro que tenho o compromisso de combater e erradicar a pobreza em Aracaju. Essa é uma das minhas bandeiras de luta", destacou.
Bosco fez um balanço dos avanços na área da Assistência Social nos últimos anos em Aracaju e destacou a ampliação do número de beneficiários do Programa Bolsa Família. "Conseguimos chegar a 35 mil famílias que recebem o benefício e que têm a oportunidade de melhorar de vida", ressaltou. Segundo ele, a transferência de renda também ajuda a aquecer a economia da cidade. "Todos os meses são mais de R$ 3 milhões injetados na economia local", afirmou.
Segundo o secretário, uma das metas para os próximos anos é a ampliação do número de pessoas inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas sociais da Prefeitura de Aracaju. "Nós pretendemos inserir mais famílias no banco de dados para que mais pessoas possam se beneficiar com os programas", ressaltou.
Novo Creas
Bosco Rolemberg falou ainda da criação de um Centro de Referência Especializado para atender a população em trajetória de rua. "No próximo mês de março, estaremos entregando à população um centro especializado para atender moradores de rua. Nesse centro, o cidadão vai ter todo um acompanhamento psicossocial e passará por cursos de qualificação profissional para que possa ter uma nova perspectiva de vida", anunciou.
Ele também lembrou o esforço da Prefeitura de Aracaju para retirar famílias de áreas de risco. O secretário destacou a ação de transferência de famílias que viviam há vários anos de forma subumana na invasão do Morro do Avião. "Essa foi uma das ações mais importantes da prefeitura. Conseguimos tirar mais de 900 famílias de uma condição de miséria e colocá-las em um novo bairro [o 17 de Março], com toda a estrutura necessária para viver dignamente", disse.
Bosco Rolemberg deixou claro que pretende comandar a Assistência Social de Aracaju dialogando com a população, aproximando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) cada vez mais do povo. "Esse diálogo é extremamente importante e precisamos discutir os melhores caminhos a serem percorridos", defendeu.
Disk denúncia
Em função da proximidade do Carnaval, Bosco Rolemberg destacou o lançamento nacional de uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo ele, a população pode ajudar a combater a prática denunciando os exploradores. "É de crucial importância que a sociedade possa fazer sua parte e denunciar. Se o cidadão desconfiar de algum fato, ou souber sobre relatos de exploração sexual, deve discar o número 100 e denunciar", afirmou.
O Disk 100 é um serviço nacional, mas a informação recebida é repassada imediatamente para o município. "Quando formos informados, imediatamente acionaremos o Conselho Tutelar e uma equipe técnica da Semasc para que tomem as medidas cabíveis para coibir e banir de vez essa prática monstruosa contras nossas crianças e adolescentes", disse Bosco.
O serviço de denúncia visa combater os diversos tipos de violência. Entre os principais crimes está a exploração sexual contra crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes, principalmente a Polícia Federal, em até 24 horas. O serviço funciona das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados, bastando apenas digitar 100 no telefone fixo ou móvel. A chamada é gratuita.