Acontece nesta sexta-feira, 25, a operação 'Todos contra a dengue', que está sendo realizada no bairro Coroa do Meio. Como parte das ações da Prefeitura de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) disponibilizou a estrutura do projeto ‘Bota-Fora', e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou os agentes de endemias, que foram às ruas visitando casa a casa para combater a proliferação do mosquito da dengue.
"O trabalho de combate à dengue executado pela Prefeitura de Aracaju tem acontecido diariamente, principalmente com campanhas educativas, esclarecendo à população sobre os cuidados para se evitar os focos do mosquito", registra Lucimara Passos, presidente da Emsurb. "Dentro dessa campanha, através da operação ‘Todos contra a dengue', colocamos à disposição uma estrutura de limpeza, com o ‘Bota-Fora', para garantir a eliminação de possíveis focos da dengue", acrescenta.
O serviço do ‘Bota-Fora', que visa o recolhimento de entulho, móveis, eletrodomésticos velhos e qualquer material em desuso, atende a população no esquema 'porta a porta'. "Um dia antes, o carro de som passa convidando todos para participar, retirando de dentro de casa tudo que não está sendo utilizado, para que os agentes de limpeza possam recolher", explica Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana.
No bairro Coroa do Meio foram mobilizados para o 'Bota Fora' 12 agentes de limpeza, com o apoio de duas caçambas e mais uma máquina retroescavadeira. O ‘Bota-Fora' também ocorreu no bairro Atalaia.
Segundo Roberto, o ‘Bota-Fora' não acontece se não houver a participação efetiva do morador. "Além de combater o mosquito da dengue que poderia estar dentro de casa, damos a opção do descarte correto do lixo e do entulho. É assim que evitamos que aquele morador desatento jogue entulho e lixo nas vias públicas ou em terrenos baldios", esclarece. A intenção é retirar de quintais, garagens e outros espaços qualquer material que possa acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue.