Nessa sexta-feira, 25, o espaço Gonzagão, no conjunto Augusto Franco, foi tomado por pierrôs, colombinas, piratas, anjos, havaianas, entre outros personagens. É que os alunos e professores da Academia da Cidade se reuniram para comemorar o carnaval em clima de muita animação. Todos os pólos marcaram presença, apresentando coreografias e mostrando que todos estão em forma e com os passos ensaiados para a chegada do carnaval.
Para a coordenadora do Programa, Sayonara Carvalho, a festa foi uma oportunidade de reunir todos os pólos e comemorar o sucesso da maior academia do Brasil. "Para nós, gestores, é uma satisfação imensa ver a felicidade dos nossos alunos. Isso prova que os exercícios fazem bem à saúde física e mental. É só ver o brilho nos olhos de todos os que estão aqui", declarou Sayonara.
Karla André é professora da Academia da Cidade e elogiou a iniciativa do programa. "A gente vê a alegria e a satisfação nos olhos dos nossos alunos. Eles ficam felizes, animados e isso contagia as pessoas. Além de fazer bem ao físico, faz bem à mente também", declarou. Já Patrícia Gomes, professora no pólo Maracaju, lembrou que, nos dias atuais, a prática de atividade física é fundamental. "Fazer exercícios físicos é fundamental para evitar e prevenir problemas de saúde como diabetes e hipertensão", disse.
Maquiada, com colares havaianos no pescoço, flor nos cabelos e sorriso estampado no rosto, Dona Raimunda Santos era uma das mais animadas da festa. Ela está se exercitando na maior Academia do Brasil há seis meses. "Eu estou muito feliz de fazer exercícios na academia. Estou sentindo o corpo mais leve e o pensamento também", afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, chegou de Brasília e foi direto do aeroporto para o carnaval da Academia da Cidade. Para ele, eventos desse tipo reafirmam as estratégias do SUS de ampliação das ações de promoção à saúde "Eu não poderia deixar de vir conhecer de perto os alunos do programa. Estou muito feliz de constatar pessoalmente como o programa faz bem às pessoas. A Academia da Cidade estimula hábitos saudáveis, e congregar os usuários e servidores nesse clima de alegria é, sem dúvida, uma excelente maneira de melhorar os relacionamentos e a saúde dos participantes", avaliou Silvio.
Carnaval da Reaps
Já no próximo dia 3 de março será realizado o tradicional carnaval da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), com a participação de usuários e seus familiares, além dos profissionais que atuam nos seis Centros de Atenção Psicosocial (CAPS) e nas quatro Residências Terapêuticas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O cortejo carnavalesco vai ser comandado pelo bloco Mania de Folia, organizado na própria Reap. A concentração será às 14h, na praça principal do Siqueira Campos.
A coordenadora da Reap, Carina Cunha, afirma que devem participar do carnaval da Saúde Mental cerca de 500 pessoas, entre usuários, familiares e trabalhadores. "O carnaval é mais uma ações de inclusão social para aqueles que convivem com transtornos mentais. A iniciativa faz parte das nossas festividades anuais oferecidas para o público dos CAPS. As atividades também contribuem para a disseminação dos princípios da reforma psiquiátrica, do movimento antimanicomial e a divulgação dos serviços prestados pela PMA nesse setor", informa.