Idosos assistidos por projetos técnicos da PMA participam de baile carnavalesco

Formação para o Trabalho
01/03/2011 10h55
Início > Noticias > 44943

Cerca de 30 homens e mulheres assistidos pelos Projetos Técnicos Sociais desenvolvidos no bairro Santa Maria participarão nesta quinta-feira, 3, do Baile Carnavalesco da Melhor Idade. A folia acontece das 8h às 12h, na Associação de Moradores do Conjunto Inácio Barbosa, sediada na Praça Aloísio Campos, S/N. Ao todo, os projetos beneficiam 1.949 famílias e são resultado de parcerias firmadas entre a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e Caixa Econômica Federal.

Os participantes, que estão em contagem regressiva, vêm usando a criatividade na confecção das fantasias e dos adereços. A animação ficará por conta do grupo 'Tensão do Frevo', que promete reviver as marchinhas de carnaval. De acordo com a coordenadora dos projetos técnicos, Jacqueline dos Santos Menezes Araújo, são realizadas reuniões semanais com o grupo, sempre visando a execução de atividades sociais, educativas, recreativas, físicas e outras. "Há um ano estamos trabalhando com o Grupo Reviver", conta.

Assistentes sociais e estagiários trabalham junto às famílias que integram os três Projetos Técnicos Sociais: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Programa Piloto de Investimento (PAC PPI) e Projeto Integrado Pró-moradia. As equipes se concentram na Unidade de Qualificação do bairro Santa Maria, gerenciada pela Fundat. A unidade está localizada na rua B-1, nº 6, Conjunto Valadares, bairro Santa Maria. As famílias beneficiárias dos projetos são moradoras das áreas de invasão ou aquelas que já foram remanejadas para o bairro 17 de Março.

A diretora presidenta da Fundat, Telma Rios Pimentel, esclarece que o objetivo dos projetos é proporcionar a essas famílias a capacitação para o mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes desenvolvidos pela Fundat. "Além disso, são desenvolvidas várias atividades socioeducativas, proporcionando o exercício pleno da cidadania e melhorando a qualidade de vida de centenas de famílias", informa Telma, destacando que as ações dos projetos técnicos sociais fazem parte e estão de acordo com a política socioeconômica adotada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.